Lima Duarte se emociona nos 73 anos da chegada da TV ao Brasil: “Só eu estou vivo”

Lima Duarte, um dos atores mais renomados da televisão brasileira, emocionou-se ao comemorar a primeira transmissão oficial de televisão no Brasil, que completa 73 anos nesta segunda-feira (18/9). Em um vídeo publicado […]

Divulgação/Globo

Lima Duarte, um dos atores mais renomados da televisão brasileira, emocionou-se ao comemorar a primeira transmissão oficial de televisão no Brasil, que completa 73 anos nesta segunda-feira (18/9). Em um vídeo publicado em sua conta no Instagram, o ator de 93 anos destacou que é o único sobrevivente da festa de inauguração da TV Tupi, canal responsável pela primeira transmissão.

História e impacto

Na legenda, Lima Duarte ressaltou sua participação nesse momento histórico: “Eu colaborei com a primeira transmissão oficial da televisão no Brasil que aconteceu em 18 de setembro de 1950. E por conta disso, hoje é comemorado o Dia Nacional da Televisão. Viva a TV!”.

Já no vídeo, ele lamentou: “Dos que estavam na festa de inauguração, acho que só eu estou vivo”. O ator também recordou o impacto imediato que a televisão teve sobre o público brasileiro: “A paixão foi imediata e avassaladora. O povo amou a televisão no momento em que bateu os olhos ali”.

A primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro de 1950 e foi marcada pela frase “Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil”, proferida pela atriz Sonia Maria Dorce, então com apenas 6 anos.

Reações do Público

A publicação emocionou os seguidores do ator. Matheus Nachtergaele, também ator, comentou: “Ah! Você… esses teus vídeos aqui no Instagram são ouro puro, meu lindo Lima”. Outros fãs expressaram sentimentos similares, com um deles afirmando: “Grande Lima Duarte, é ótimo ouvir suas narrativas”. Uma internauta acrescentou: “Eu me emociono cada vídeo que o senhor faz… eu amo te ouvir! Obrigada por existir!”