“Elementos” registra maior estreia da Disney+ em 2023

A animação “Elementos”, da Pixar, registrou a maior audiência de um lançamento da Disney+ em 2023. Foram 26,4 milhões de visualizações em seus primeiros cinco dias, segundo informações da própria Disney+. O […]

Divulgação/Disney

A animação “Elementos”, da Pixar, registrou a maior audiência de um lançamento da Disney+ em 2023. Foram 26,4 milhões de visualizações em seus primeiros cinco dias, segundo informações da própria Disney+. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (18/9), também posiciona o filme entre as 10 maiores estreias da história do serviço de streaming.

 

Desempenho e métricas

Segundo a Disney, uma visualização é definida pelo tempo total de transmissão dividido pela duração do filme, métrica semelhante à recentemente adotada pela Netflix. Nesta métrica, “Elementos” tornou-se o filme animado mais visto desde o lançamento de Red: Crescer é uma Fera” em março de 2022 nos EUA. Já na América Latina, o desempenho representou o recorde de maior estreia de um filme na Disney+, superando “Red: Crescer é uma Fera”.

Para efeito de comparação, “Guardiões da Galáxia Vol. 3” teve aproximadamente 10,8 milhões de visualizações em seus primeiros cinco dias no Disney+. O filme tornou-se disponível na plataforma em 13 de setembro.

Após um início tímido nos cinemas em junho, com uma arrecadação de apenas US$ 30 milhões, “Elementos” surpreendeu ao acumular mais de US$ 484 milhões em bilheteria mundial até o momento. O presidente da Pixar, Jim Morris, declarou anteriormente que o desempenho inicial do filme foi “certamente decepcionante”, mas que depois se tornou “um filme lucrativo para a Disney”.

 

Enredo e produção

A nova animação da Pixar se passa numa cidade onde os elementos do fogo, água, terra e ar vivem juntos em harmonia. Apesar disso, a família de Ember sempre ensinou à jovem que os elementos não se misturam. Mas um encontro fortuito faz com que a garota quente embarque numa jornada de descobertas com um jovem aguado, buscando entender até que ponto água e fogo podem se aproximar.

O cineasta Peter Sohn (“O Bom Dinossauro”) diz ter buscado inspiração na sua infância como filho de imigrante coreano em Nova York, quando conviveu com muitas pessoas de culturas diferentes. Com a técnica de animação e o visual apurado que são marcas do estúdio, a produção se diferencia das demais animações da Pixar por ser uma história romântica.