Letícia Sabatella revela diagnóstico de autismo de grau leve

Letícia Sabatella pegou os fãs de surpresa ao revelar que foi diagnosticada com um grau leve do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração foi feita no podcast “Papagaio Falante”, no qual […]

Divulgação/Fabio Audi

Letícia Sabatella pegou os fãs de surpresa ao revelar que foi diagnosticada com um grau leve do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração foi feita no podcast “Papagaio Falante”, no qual a atriz contou que descobriu a condição há pouco tempo.

A artista explicou que ainda não entende completamente o diagnóstico, porém recebe ajuda de profissionais da área da saúde para lidar com a Síndrome de Asperger. “Ainda é uma coisa que é uma antecipação eu falar, porque não estudei o suficiente para falar sobre isso, mas já sei que é [TEA]. Descobri com investigação de uma psiquiatra e neurologista, que eu tô dentro do transtorno do espectro autista, num grau leve, que é chamado de Asperger, que é ativa e passiva ao mesmo tempo”, declarou.

Letícia destacou que os médicos também disseram que a condição teria motivado sua escolha profissional: “E o fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo para, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade”.

 

Sumida?

O trabalho mais recente da atriz foi na novela “Nos Tempos do Imperador” (2022), onde ela encarou o papel de Teresa Cristina de Bragança, a Imperatriz do Brasil.

Depois disso, Letícia Sabatella se despediu da TV Globo após 26 anos de parceria exclusiva com a emissora. A atriz marcou o fim do ciclo com um vídeo editado por fã-clube, que destaca seus principais trabalhos na empresa.

“Aos famdons, todo o meu amor, respeito, admiração, minha profunda gratidão! Obrigada por me lembrarem tantas e tantas vezes da minha potência, da nossa potência! Vocês me animam e emocionam com a generosidade, a delicadeza, a sagacidade, o amor!”, declarou ela.

Ela também agradeceu a Globo pela longa parceria: “Sim, eu tive um privilégio enorme de pertencer a esta história-escola. Sou profundamente grata à TV Globo e a todos os artistas incríveis com quem aprendi tanto! Um ciclo lindamente forte e formador, que está por se encerrar”.