Letícia Sabatella pegou os fãs de surpresa ao revelar que foi diagnosticada com um grau leve do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração foi feita no podcast “Papagaio Falante”, no qual a atriz contou que descobriu a condição há pouco tempo.
A artista explicou que ainda não entende completamente o diagnóstico, porém recebe ajuda de profissionais da área da saúde para lidar com a Síndrome de Asperger. “Ainda é uma coisa que é uma antecipação eu falar, porque não estudei o suficiente para falar sobre isso, mas já sei que é [TEA]. Descobri com investigação de uma psiquiatra e neurologista, que eu tô dentro do transtorno do espectro autista, num grau leve, que é chamado de Asperger, que é ativa e passiva ao mesmo tempo”, declarou.
Letícia destacou que os médicos também disseram que a condição teria motivado sua escolha profissional: “E o fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo para, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade”.
Sumida?
O trabalho mais recente da atriz foi na novela “Nos Tempos do Imperador” (2022), onde ela encarou o papel de Teresa Cristina de Bragança, a Imperatriz do Brasil.
Depois disso, Letícia Sabatella se despediu da TV Globo após 26 anos de parceria exclusiva com a emissora. A atriz marcou o fim do ciclo com um vídeo editado por fã-clube, que destaca seus principais trabalhos na empresa.
“Aos famdons, todo o meu amor, respeito, admiração, minha profunda gratidão! Obrigada por me lembrarem tantas e tantas vezes da minha potência, da nossa potência! Vocês me animam e emocionam com a generosidade, a delicadeza, a sagacidade, o amor!”, declarou ela.
Ela também agradeceu a Globo pela longa parceria: “Sim, eu tive um privilégio enorme de pertencer a esta história-escola. Sou profundamente grata à TV Globo e a todos os artistas incríveis com quem aprendi tanto! Um ciclo lindamente forte e formador, que está por se encerrar”.