A Apple TV+ divulgou o trailer de “O Poltergeist de Enfield”, série documental que revisita o caso real que inspirou a trama do terror “Invocação do Mal 2” (2016). A produção mergulha nos eventos sobrenaturais que assombraram uma família londrina nos anos 1970, utilizando mais de 250 horas de gravações de áudio do investigador paranormal Maurice Grosse e depoimentos das irmãs Janet e Margaret Hodgson.
O caso de Enfield
Em agosto de 1977, Peggy Dosgson, mãe solteira de quatro filhos, chamou a polícia para relatar atividades estranhas em sua casa em Enfield, Londres. As filhas Margaret, de 13 anos, e Janet, de 11, ouviam batidas nas paredes. A polícia, ao investigar, encontrou uma cadeira de balanço em movimento, mas não conseguiu identificar a causa. O caso ganhou notoriedade e foi documentado por jornalistas e pesquisadores durante 18 meses.
Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair, membros da Sociedade de Pesquisa Psíquica, foram algumas das mais de 30 pessoas que passaram pela casa em busca de pistas. Eles relataram sons estranhos e movimentos de móveis. O caso também atraiu a atenção dos demonologistas Ed e Lorraine Warren, retratados na franquia “Invocação do Mal”, que confirmaram as atividades paranormais.
Cobertura da mídia
A assombração também foi comprovada pela mídia. A jornalista da BBC Rosalind Morris e o fotógrafo Graham Morris foram fundamentais para a divulgação do caso, registrando fenômenos e ruídos.
Anos mais tarde, Janet Hodgson foi flagrada realizando truques, como dobrar colheres e simular ruídos. Personalidades céticas, como a investigadora Anita Gregory e o mágico Milbourne Christopher, apontaram que tudo era um farsa. Em 2012, Janet admitiu parcialmente os truques, mas insistiu que outros fenômenos eram reais.
Além de “Invocação do Mal 2”, o caso inspirou vários documentários britânicos, além de uma minissérie de terror, “The Endfield Hauting”, lançada em 2015.
A estreia da série “O Poltergeist de Enfield” está marcada para 27 de outubro.