Virou caso de polícia! Mãe de Larissa Manoela é investigada por intolerância religiosa

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, após vazarem mensagens em que ela […]

Divulgação/SBT

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, após vazarem mensagens em que ela ironiza a religião da família de seu genro, o ator André Luiz Frambach. A investigação foi iniciada na tarde desta terça-feira (22/8) a partir de uma notícia-crime de discriminação e preconceito religioso, sendo conduzida pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio.

Os comentários polêmicos foram trazidos à tona após a exibição no “Fantástico” de parte de uma mensagem da mãe para a filha na véspera do Natal de 2022. A Globo mostrou até a parte em que Silvana mandava a filha à merda e dizia que ela não tinha mais mãe. Entretanto, um print mais extenso da conversa surgiu na imprensa com a continuação das ofensas.

 

“Família macumbeira”

“Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk”, completou a mãe de Larissa Manoela sobre os pais do noivo da atriz, que seguem o espiritismo.

A frase de intolerância religiosa teria sido retirada da reportagem para não levantar pautas que não tivessem relação com a briga pelo dinheiro. Mas, ao surgir na imprensa, virou caso criminal.

O coordenador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), babalawô Ivanir dos Santos, explicou ao G1 que o caso era privado, mas tornou-se público e ofensivo aos adeptos da religião, levando à notícia-crime.

A Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio confirmou ao portal da Globo: “A configuração desse ato discriminatório apresenta-se como formas contemporâneas do racismo, que objetiva preservar a incolumidade dos direitos da personalidade, como a essencial dignidade da pessoa humana. Deve-se inibir, desse modo, comportamentos abusivos que possam, impulsionados por motivações subalternas, disseminar criminosamente o ódio público contra outras pessoas em razão de sua religião”.

 

Crise familiar

A investigação ocorre em meio a uma crise entre Larissa Manoela e seus pais, que administravam a carreira da atriz. Desavenças levaram a um rompimento público, com a atriz alegando falta de acesso a recursos ganhos pelo seu trabalho. A reportagem exibida pelo “Fantástico” em duas partes revelou a gravidade do desentendimento, incluindo alegações de falta de pagamento de plano de saúde e retiradas de R$ 5 milhões no último ano.

Já a relação de Larissa Manoela com os sogros, ao contrário da mãe, é descrita como positiva, e a atriz costuma compartilhar momentos com a família do noivo nas redes sociais.