São Paulo se prepara para uma verdadeira maratona de shows neste sábado (19/8) e domingo (20/8), em comemoração aos 50 anos do hip hop. Com apresentações de nomes renomados como Thaide e DJ Hum, MV Bill, Dexter, Afro-X, Helião RZO, Rappin’ Hood, Tasha & Tracie, Negra Li, Djonga e um convidado internacional, o rapper americano Pharoahe Monch, a festa vai agitar o centro histórico da maior cidade do país.
Organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a celebração é gratuita, com shows em palcos distintos da região do Anhangabaú, e marca o início de uma série de atividades que se estenderão até agosto de 2024.
50 anos de hip hop
O movimento hip hop, que surgiu como uma manifestação cultural da juventude negra e latina, teve início em 11 de agosto de 1973, no bairro do Bronx, em Nova York, quando o jovem DJ Kool Herc deu sua primeira festa, trazendo em sua bagagem de imigrante a cultura dos sound systems da Jamaica – equipamentos de som itinerantes que usavam discotecagem para transformar ruas em festas instantâneas.
O aprimoramento americano, hip hop, deu início à cultura dos DJs, que passaram a criar novas músicas a partir de trechos de discos diferentes, e os MCs, que começaram animando as festas com gritos e palavras de ordem para acompanhar as batidas, antes de virarem rappers, sem esquecer dos b-boys dançarinos de rua e a turma do grafite, que criava o visual da época. O primeiro rap (com MCs e uma banda) foi gravado em 1979, surpreendendo o mundo que desconhecia o sucesso do gênero em Nova York, mas o verdadeiro impacto veio em 1981, quando o primeiro hip hop autêntico de DJ virou disco, criando uma revolução de novas possibilidades para a música pop.
Importância da data para São Paulo
Em pouco tempo o gênero explodiu, tornou-se internacional e finalmente chegou ao Brasil em meados dos anos 1980, concentrando-se nos primeiros anos em São Paulo, a poucos metros do local da festa deste fim de semana.
Os primeiros rappers se reuniam em torno de boomboxes (rádio gravadores gigantes) na região do metrô São Bento, no coração de São Paulo, para praticar rimas e passos de b-boing – dança mais popularmente conhecido como break. Alguns dos integrantes da época estarão presentes no evento, como o dançarino Nelson Triunfo, o rapper Thaíde e seu velho parceiro DJ Hum (em projeto paralelo). Dupla pioneiríssima, Thaíde e DJ Hum participaram da primeira coletânea nacional de rap, “Hip Hop Cultura de Rua”, em 1988, e lançaram o primeiro álbum individual de rap brasileiro no ano seguinte.
A secretária de cultura Aline Torres expressou o orgulho da cidade em sediar a comemoração, afirmando: “A Prefeitura entende a importância e a relevância do Hip Hop para a cultura da periferia e estamos orgulhosos dessa mega comemoração de meio século. Vamos ocupar o Vale do Anhangabaú e a cidade inteira, com programação descentralizada até o fim do ano.”
Atração Internacional
O convidado especial da festa é Pharoahe Monch, natural do Queens, em Nova York, e veterano da cultura hip hop americana, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. Com uma carreira iniciada na década de 1980, ele já colaborou com artistas como Sérgio Mendes, Amy Winehouse, Justin Timberlake, Linkin Park, DJ Premier e Wyclaf Jean.
Ele vai se apresentar no primeiro noite da festa, que será realizada em diversos palcos no centro histórico de São Paulo, incluindo o Viaduto do Chá, o Vale do Anhangabaú e, claro, o Pátio São Bento. A programação começa às 11h em ambos os dias e se estende até a noite.
Confira abaixo o horário dos shows.
Programação
Sábado (19/08)
Palco Viaduto do Chá:
12h – BK’
14h – Trilha Sonora do Gueto
16h – Afro-X
18h – Eduardo Taddeo
20h – Pharoahe Monch (EUA)
Palco Vale Anhangabaú:
11h – Mr. Grande-E Show Ícones do Rap
13h – Yzalú
15h – Cris SNJ
17h – MC Souto
19h – DJ Zeme e Helião RZO
19h – A Força
Palco Referência Breaking:
11h – Stylo Urbano
13h – Jabaquara Breakers
15h – Marcelinho Backspin
17H – IDM Crew
Domingo (20/08)
Palco Viaduto do Chá:
12h – Tasha & Tracie, Kyan e Gregory
14h – Rose MC
14h – Thaíde
16h – Major RD
18h – MV Bill e Dexter
20h – Djonga
Palco Vale Anhangabaú:
11h – DJ SET KALAMIDADE
13h – DJ Lobato e MC Darua
15h – Conexão do Morro e Ndee Naldinho
17h – Rappin’ Hood
17h – Chris Lady Rap
19h – Yunk Vino
21h – Negra Li
Palco Referência Breaking:
13h – Street Warriors
15h – Detroit Break
17h – Nelson Triunfo – Baile Black
Pátio São Bento – DJs:
13h – DJ Simmone Lasdenas
14h – DJ Dri – Os Metralhas
15h – DJ Ninja
16h – DJ Kalfani
17h – DJ Hum e Expresso do Groove