O esperado filme “Besouro Azul”, que marca a estreia de Bruna Marquezine (“Maldivas”) em Hollywood, já está rendendo comentários nas redes sociais, após suas primeiras sessões para a imprensa. De um modo geral, as opiniões são positivas, destacando uma sólida história de origem de super-herói, com uma performance vencedora de Xolo Maridueña (“Cobra Kai”) no papel título e uma celebração calorosa da cultura latina.
Dirigido por Angel Manuel Soto, o filme segue o adolescente Jaime Reyes (Xolo Maridueña), que ganha uma armadura superpoderosa após interagir com um escaravelho alienígena. É o primeiro filme da DC a se concentrar em um super-herói latino, e os comentários vem exaltando às diversas referências à cultura latina, como o Chapolin Colorado. “Este é o trabalho de cineastas que conhecem e se preocupam com a América Latina”, disse um dos críticos.
Os elogios também se estendem ao elenco, à ação, à forma como a família do herói é enfocada, à trilha sonora eletrônica e ao humor do roteiro, embora haja observações sobre a existência de piadas bobas. A opinião predominante parece ser que o filme é um acerto muito necessário à DC após os fracassos recentes de crítica e bilheteria de “Adão Negro” e “The Flash”.
Elogios à representação latina
Brandon Davis, do site ComicBook, foi quem admitiu que algumas partes eram “bobas ou infantis”, mas acrescentou que “o traje prático é incrível”. Ele ainda elogiou a “representação latina incrível”, o destaque “dado à família e as sólidas cenas de ação. No geral, é divertido”.
Steven Weintraub, da Collider, também ficou agradavelmente surpreso com o que viu, elogiando o diretor Angel Manuel Soto por adicionar “seu próprio tempero ao gênero de super-heróis” e por destacar a cultura e os valores familiares latinos: “Feliz em informar que o ‘Besouro Azul’ de Angel Manuel Soto foi muito melhor do que eu esperava. Ele adicionou seu próprio tempero ao gênero de super-heróis, fazendo o filme se concentrar em uma família unida e na cultura latina. É divertido, extremamente engraçado, e ele conseguiu algumas piadas que me surpreenderam.”
Umberto Gonzalez, do The Wrap, celebrou o “Besouro Azul” por ser “incrivelmente bom e único”, especificamente apontando a trilha sonora do filme e destacando a diversidade incluída para a comunidade latina: “‘Besouro Azul’ está aqui e os latinos finalmente têm um super-herói próprio refletido na tela grande. O filme é tão incrivelmente bom, tão único e entrega em todas as frentes, dando ao gênero de super-heróis o tão necessário sazón! A trilha sonora inspirada em Tangerine Dream também é incrível!”
Fico Cangiano, da CineXpressPR, chamou “Besouro Azul” de “um ótimo momento no cinema”, elogiando a cultura latina trazida à vida e descrevendo-o como “uma introdução fantástica a Jaime Reyes”: “Feliz em informar que o ‘Besouro Azul’ de Angel Manuel Soto é definitivamente um ótimo momento no cinema! Não é apenas uma introdução fantástica a Jaime Reyes como personagem/herói, mas também uma carta de amor à cultura latina, que se concentra na família como sua base.”
Elogios ao elenco
Griffin Schiller, apresentador do Film Speak, colocou o filme em um pedestal como “uma vitória massiva para a DC” e elogiou a performance de Xolo Maridueña como o ponto central da história: “‘Besouro Azul’ é uma vitória massiva para a DC e uma introdução elétrica ao primeiro herói do [novo] DCU. A performance carismática e estelar de Xolo Maridueña ancora com confiança esta jornada íntima de synthwave de família, herança e propósito. Uma abordagem fresca e cativante da história de origem!”
O site Cine Movie TV também destacou o elenco, incluindo na lista elogios à atriz brasileira. “Xolo Maridueña arrasa, Bruna Marquezine também, George Lopez é hilário e Adriana Barraza arrasa como ‘Nana’. Leve toda a família e traga lenços.”
Expectativas e data de estreia
A DC espera que “Besouro Azul” rompa a fadiga dos super-heróis e tenha um desempenho melhor do que as recentes decepções. O filme chega aos cinemas na próxima quinta-feira (17/8) no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.
Veja o trailer do filme.