A Paramount Global anunciou que sua plataforma de streaming, Paramount+, alcançou 61 milhões de assinantes no trimestre encerrado em 30 de junho. Esse número representa um leve aumento em relação aos 60 milhões anunciados no trimestre anterior. A empresa também revelou uma redução nas perdas financeiras geradas pela operação de streaming.
Crescimento do streaming
A empresa relatou uma perda operacional ajustada de US$ 424 milhões no trimestre, em comparação com US$ 511 milhões no trimestre anterior e US$ 445 milhões no mesmo período do ano anterior. A receita por assinatura aumentou 21% ano a ano, atingindo US$ 1,2 bilhão, graças ao crescimento no número de assinantes e também ao crescimento na publicidade digital.
O CFO Naveen Chopra mencionou que os números refletem uma “suavidade sazonal” e também “uma mudança estratégica de lançamentos de conteúdo para melhor alinhar com o lançamento da Paramount+ com Showtime” – rebranding do canal pago Showtime nos EUA. Ele também destacou que a empresa espera entregar um crescimento de mais de 20% na receita média por usuário na Paramount+ em 2024.
Reestruturação de conteúdo
A Paramount Global está repensando sua estratégia de conteúdo de streaming. O CEO Bob Bakish e o CFO Naveen Chopra delinearam o plano, com Bakish referindo-se à “evolução da lista de conteúdo” da empresa. Chopra destacou que a empresa está usando seus dados internos para mudar sua lista de conteúdo e se concentrará em “segmentos de público específicos cuidadosamente definidos”.
Bob Bakish, CEO da Paramount Global, não descartou a possibilidade da empresa se associar a outros players no espaço da mídia para criar um pacote de streaming mais viável. “Sempre acreditamos no bundling”, disse o executivo, referindo-se à ofertas conjuntas de diferentes conteúdos. Bakish observou que a empresa há muito tempo busca o bundling em várias formas. A combinação de Paramount+ e Showtime, que foi oficialmente lançada em 27 de junho, “é um exemplo de puxar todas essas alavancas”, disse o executivo, aludindo ao crescimento da receita por meio de aumentos de preços, ganhos de assinatura e monetização de anúncios, além de eficiências de custo e operacionais.
Problemas no cinema
A receita total do conglomerado Paramount Global foi de US$ 7,6 bilhões, uma ligeira queda em comparação com os US$ 7,8 bilhões registrados no 2º trimestre de 2022. Entretanto, os custos de produção foram muito maiores, resultando numa perda operacional de US$ 250 milhões, em contraste com os lucros de US$ 819 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. A maior parte das despesas vem da divisão cinematográfica.
A Paramount Pictures, braço cinematográfico da empresa, enfrentou desafios significativos em seu segmento, com queda de 39% na receita em relação ao ano passado, totalizando US$ 831 milhões. Esta queda pode ser atribuída, em parte, à comparação dos filmes deste ano com o lançamento de “Top Gun: Maverick”, que gerou uma receita impressionante de US$ 1,4 bilhão em 2022. No último trimestre, a Paramount lançou “Transformers: Rise of the Beasts”, que, apesar de ser um título significativo, não conseguiu igualar esse desempenho.
Para piorar, o recente “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” também deixou a desejar, passando longe da trajetória recordista do longa anterior de Tom Cruise – e deverá aumentar as perdas no próximo relatório.
Venda de Simon & Schuster
Para equilibrar o caixa, a Paramount fechou a venda estratégica de sua divisão de publicação de livros, Simon & Schuster, para a firma de private equity KKR por US$ 1,62 bilhão. Esta venda visa ajudar a empresa a reduzir suas dívidas. Mas vale ressaltar que o conglomerado viu o valor da editora desabar, após uma tentativa anterior de vender Simon & Schuster para a editora Penguin Random House por US$ 2,2 bilhões ser bloqueada por um juiz federal por questões antitruste.
Balanço final
Apesar dos desafios financeiros, a Paramount Pictures está otimista sobre o futuro, especialmente com a integração da Showtime em sua plataforma de streaming Paramount+. Esta integração, que foi oficializada em junho, é esperada para trazer economias significativas, estimadas em US$ 700 milhões, além de oferecer um produto mais robusto e atraente para os consumidores dos EUA. No resto do mundo, a integração já funcionava extraoficialmente na oferta de títulos.