Motel Destino: Karim Aïnouz inicia filmagens de seu novo longa

O premiado diretor cearense Karim Aïnouz iniciou as filmagens de “Motel Destino”, uma obra que tem o erotismo como pano de fundo. Este é o oitavo longa-metragem de ficção do diretor e […]

Divulgação/Maria Lobo

O premiado diretor cearense Karim Aïnouz iniciou as filmagens de “Motel Destino”, uma obra que tem o erotismo como pano de fundo. Este é o oitavo longa-metragem de ficção do diretor e marca seu retorno ao Brasil após a produção de seu primeiro filme em língua inglesa, “Firebrand”, estrelado por Alicia Vikander e Jude Law, que foi exibido em competição no Festival de Cannes deste ano. Aïnouz já havia sido premiado em Cannes em 2019, onde venceu a mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) por “A Vida Invisível”.

 
A narrativa de “Motel Destino”

Segundo um comunicado à imprensa, “Motel Destino” é uma “imagem íntima de uma juventude cujo futuro foi roubado por uma elite tóxica e opressora, contra a qual a rebelião e a violência são frequentemente a única saída possível”.

Aïnouz descreveu o filme como, acima de tudo, uma história de amor. “O amor entre um jovem periférico que vive contra um sistema que quer vê-lo morto e uma mulher que resiste aos ataques do patriarcado contra sua própria vida”, disse ele. O diretor acrescentou que “Motel Destino” é a saga brasileira do encontro entre uma pessoa em fuga, completamente indefesa, e outra que está sendo esmagada em um casamento abusivo.

 
Ambientação e equipe

O cenário vibrante e colorido do Ceará, estado natal do diretor, define o tom visual e narrativo da nova obra. Iago Xavier e Nataly Rocha, dois talentos locais selecionados através de audições com mais de 500 atores, assumem os papéis principais, ao lado do ator Fábio Assunção, indicado ao Emmy Internacional por “Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor” (2011).

A narrativa surgiu da parceria de Aïnouz com o Laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, uma escola de formação técnica e criativa para estudantes do sistema público de ensino, localizada em Fortaleza. Foi lá que, há muitos anos, ele descobriu e convidou o escritor Wislan Esmeraldo para desenvolver o roteiro do projeto. Posteriormente, Mauricio Zacharias, que também colaborou em obras anteriores de Aïnouz, juntou-se a Esmeraldo no desenvolvimento do roteiro. Hélène Louvart, diretora de fotografia de “A Vida Invisível” e “Firebrand”, também está a bordo do projeto, enquanto Marcos Pedroso, colaborador de longa data de Aïnouz, é responsável pelo design de produção.

“Motel Destino” é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, em co-produção com diversas empresas, incluindo Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil. A Pandora Filmes será responsável pela distribuição no Brasil, e o projeto conta com o apoio do Departamento de Cultura do Estado do Ceará.

 
Próximo filme em inglês

Após “Motel Destino”, Aïnouz mudará seu foco para “Rosebushpruning”, seu segundo projeto em língua inglesa. O filme, anunciado pela The Match Factory e MUBI durante o Festival de Cannes, contará com Kristen Stewart (“Spencer”), Elle Fanning (“The Great”) e Josh O’Connor (“The Crown”) no elenco e tem início de produção previsto para a primavera norte-americana de 2024.

O projeto é uma releitura do drama psicológico clássico “De Punhos Cerrados” (1965), do diretor italiano Marco Bellochio, com nova versão escrita pelo roteirista grego Efthimis Filippou (“Piedade”).

Combinando elementos psicológicos e crítica social, a trama gira em torno de um jovem que sofre de epilepsia e planeja os assassinatos de sua família disfuncional.