Miley Cyrus lançou o clipe de “Used to Be Young”, música em que faz uma confissão emocional de sua vida sob os holofotes. Em seu primeiro lançamento desde o LP “Endless Summer Vacation”, lançado em março, a cantora desabafa sobre a percepção pública de sua adolescência, ao mesmo tempo em que explora temas de autenticidade e amadurecimento.
A cantora já tinha dado dicas sobre o teor da balada em um perfil de maio de 2023 feito pela British Vogue. Na entrevista, ela citou as frases que viraram o refrão: “Eu sei que costumava ser louca/Eu sei que costumava ser divertida/Você diz que eu costumava ser selvagem/Eu digo que costumava ser jovem.” Ela explicou que as frases vieram a ela depois que uma compositor a abordou com uma faixa “padrão de loucona num clube”, um tema que não reflete mais quem ela é aos 30 anos.
O vídeo da canção, simples e despojado, mostra Miley avançando por um caminho escuro, antes de parar diretamente em frente à câmera, vestindo uma camiseta do Mickey Mouse – em referência aos seus dias de “Hanna Montana” no Disney Channel. E enquanto entoa a canção, ela entrega uma interpretação emocional, com lágrimas, para terminar sorrindo de orelha a orelha no final, aparentemente aceitando seu passado e relembrando-o com carinho.
Redenção de polêmicas
A data do lançamento coincide com os 10 anos de “Wrecking Ball”, o clipe mais polêmico em que Miley apareceu nua, e também com o aniversário de sua famosa performance desastrosa com Robin Thicke no VMAs. Na entrevista à British Vogue, Cyrus abordou o julgamento severo que enfrentou na época. “Carreguei alguma culpa e vergonha por mim mesma durante anos por causa de quanta controvérsia e aborrecimento realmente causei”, disse ela.
Em “Used to Be Young”, ela reflete sobre essa fase rebelde da seguinte forma: “Não vale a pena chorar sobre/As coisas que você não pode apagar/Como tatuagens e arrependimentos/Palavras que nunca quis dizer/E aquelas que se foram.”
Em uma declaração sobre a faixa, Cyrus explicou: “Essa música é sobre honrar quem nós fomos, amar quem somos e celebrar quem nos tornaremos. Sinto-me orgulhosa ao refletir sobre o meu passado e otimista ao pensar no futuro”. Ela ainda acrescentou: “Sou grata aos meus fãs leais que tornam meus sonhos realidade diariamente. Sou sinceramente grata pela estabilidade do seu apoio constante. Essa música é para vocês.”