O ator e ativista ambiental Mark Ruffalo, conhecido pelo papel de Hulk no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), criticou a participação do Brasil na Cúpula da Amazônia e expressou sua decepção com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em posts publicados em português no Twitter, Ruffalo, que fez campanha para Lula nas últimas eleições, escreveu: “O senhor é um dos meus heróis, Lula, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática – e nós não temos tempo a perder.”
Elogios e Cobranças
Ruffalo elogiou Lula por estabelecer proteções fundamentais aos povos indígenas, mas reforçou que são necessárias maiores ações para proteger a floresta. “Graças à sua liderança, essa Cúpula FINALMENTE estabeleceu proteções fundamentais para os Povos Indígenas. Obrigado por ouvir as vozes de quem está na linha de frente da emergência climática. Mas apenas isso não impedirá o colapso da floresta”, apontou.
Ele também fez um contraste ao destacar a atuação do presidente colombiano Gustavo Petro, afirmando: “A Colômbia, sob comando de Gustavo Petro, é a primeira nação amazônica a seguir o que a ciência recomenda – a meta de proteger 80% da floresta até 2025, e um pedido para interromper a extração de petróleo na Amazônia. Esse é exatamente o tipo de liderança que a humanidade precisa agora, Sr. Presidente.”
O ator fez um convite diretamente ao presidente Lula, afirmando que ele pode mudar o futuro da Floresta Amazônica. Ruffalo questionou: “Por melhor que seja o governo de Petro, você, Lula, pode fazer a diferença. Afinal de contas, 60% da Amazônia está no Brasil, que é um país tão importante. Você poderia levar a sua liderança tão necessária para a Assembleia Geral da ONU, em Nova York?” Ele ainda citou Nelson Mandela, dizendo: “Tudo parece impossível até que seja feito”. E concluiu: “Seja corajoso. Nós estamos com você – e estamos de olho. Vamos fazer isso.”
O senhor é um dos meus heróis, @LulaOficial, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da #CúpuladaAmazônia não tem metas concretas para proteger a floresta.
A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática – e nós não temos tempo a perder.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023
A Colômbia, sob comando de @petrogustavo, é a primeira nação amazônica a seguir o que a ciência recomenda – a meta de proteger 80% da floresta até 2025, e um pedido para interromper a extração de petróleo na Amazônia.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023
Por melhor que seja o governo de @petrogustavo, você, @LulaOficial, pode fazer a diferença. Afinal de contas, 60% da Amazônia está no Brasil, que é um país tão importante.
Você poderia levar a sua liderança tão necessária para a Assembleia Geral da ONU, em NY?
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023
Milhões de anos de uma evolução preciosa nos levaram até esse momento sem precedentes, quando semanas antes da Assembléia Geral, o senhor pode mudar o nosso destino.
Seja corajoso. Nós estamos com você – e estamos de olho. Vamos fazer isso.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023