Filme sobre assassinato de Angela Diniz ganha trailer com Isis Valverde

A Downtown Filmes divulgou o pôster e o trailer de “Angela”, filme sobre o assassinato de Angela Diniz estrelado por Isis Valverde (“Simonal”). A prévia mostra os abusos sofridos pela socialite antes […]

Divulgação/Downtown Filmes

A Downtown Filmes divulgou o pôster e o trailer de “Angela”, filme sobre o assassinato de Angela Diniz estrelado por Isis Valverde (“Simonal”).

A prévia mostra os abusos sofridos pela socialite antes de ser assassinada pelo próprio marido. O crime cometido por Raul “Doca” Street tornou-se um divisor de águas no movimento feminista e no Direito brasileiros. Durante o julgamento do assassino, que deu quatro tiros no rosto da companheira em dezembro de 1976, no auge de uma discussão na Praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, a defesa alegou “legítima defesa da honra” para tentar absolvê-lo do caso. Ele alegou ter matado “por amor”.

O argumento gerou polêmica. Militantes feministas organizaram um movimento cujo slogan – “quem ama não mata” – tornou-se, anos mais tarde, o título de uma minissérie da Globo. Até o grande poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) se manifestou: “Aquela moça continua sendo assassinada todos os dias e de diferentes maneiras”, referindo-se à estratégia da defesa de culpabilizar Angela Diniz por seu próprio assassinato.

A tese da “legítima defesa da honra” constava no Código Penal da época, mas mesmo assim Doca Street foi condenado a 15 anos de prisão. Na década seguinte, a nova Constituição, elaborada ao fim da ditadura, acabou com essa desculpa para o feminicídio, mas só agora, em agosto de 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) a tornou oficialmente inconstitucional.

O filme tem direção de Hugo Prata (“Elis”) e traz Gabriel Braga Nunes (“Verdades Secretas”) no papel de Doca Street, além de Bianca Bin, Emílio Orciollo Netto, Chris Couto, Gustavo Machado, Carolina Manica e Alice Carvalho.

Produção é da Bravura Cinematográfica, com coprodução da Star Productions e distribuição da Downtown Filmes, “Angela” estreia nos cinemas em 31 de agosto.

Entretanto, não será a única produção sobre o mesmo tema. O assassinato de Angela Diniz também é material especulado para duas minisséries – uma assinada por Bruno Barreto (“O Hóspede Americano”) para a Globoplay e outra em desenvolvimento por Andrucha Waddington (criador de “Sob Pressão) pela Conspiração Filmes. A morte da socialite voltou a despertar interesse devido ao sucesso do recente podcast “Praia dos Ossos”, que, por sinal, será adaptado nas séries.

O famoso crime dos anos 1970 se junta a outras produções de “true crime” brasileiros, que ganharam impulso com o sucesso dos filmes sobre Susanne von Richthofen, vivida por Carla Dias em lançamentos da Amazon Prime Video.