Cauã Reymond e Tatá Werneck podem ser convocados para CPI das Criptomoedas

Os atores Cauã Reymond e Tatá Werneck podem ser convocados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, que investiga possíveis operações fraudulentas na gestão de criptomoedas. A solicitação foi […]

Divulgação/Paramount Pictures

Os atores Cauã Reymond e Tatá Werneck podem ser convocados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, que investiga possíveis operações fraudulentas na gestão de criptomoedas. A solicitação foi feita pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que incluiu os nomes dos artistas em requerimentos, alegando suposto envolvimento de ambos em uma empresa de criptomoedas acusada de fraude.

 
As acusações de fraude

A empresa em questão é a Atlas Quantum, que atraiu a atenção de investidores prometendo a remuneração de criptoativos por meio do algoritmo intitulado Quantum, com rendimentos que superavam os de produtos tradicionais. Em 2019, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) proibiu a Atlas Quantum de operar, por suspeitas de crime financeiro. Com isso, muitos clientes correram para resgatar seu dinheiro da plataforma, mas tiveram seus pagamentos bloqueados. No Reclame Aqui, há queixas feitas por usuários que alegam não terem recebido seu dinheiro de volta até hoje.

 
O envolvimento dos atores

Tatá Werneck, Cauã Reymond e Marcelo Tas participaram das campanhas publicitárias da Atlas Quantum, em vídeos que ainda podem ser acessados pelo canal oficial da marca no Facebook. Reymond e Werneck chegaram a participar do Desafio Investidores, classificado pela empresa como um jogo educacional sobre Bitcoin. Realizada em 2018, a ação de marketing distribuiu prêmios em criptoativos aos vencedores.

 
Os próximos passos da CPI

Os requerimentos do deputado Bilynskyj ainda não foram aprovados pela CPI, mas devem ser votados na próxima sessão da comissão. No pedido, Bilynskyj solicita a convocação dos famosos na condição de investigados para prestarem “esclarecimentos acerca das suspeitas de envolvimento em fraudes com investimentos em criptomoedas envolvendo a empresa Atlas Quantum”.

Além de Werneck e Reymond, a CPI também pode ouvir o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Em requerimento ainda não votado pelos parlamentares, o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) solicita que o atleta seja convidado para prestar esclarecimentos sobre suspeitas de envolvimento em fraudes com investimentos em criptomoedas envolvendo a empresa “18K Ronaldinho”.