Barack Obama produz filme sobre a vida de ativista esquecido. Veja o trailer

O drama biográfico “Rustin”, centrado na trajetória do ativista dos direitos civis Bayard Rustin, ganhou pôster e trailer da Netflix. Produzido por Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e sua esposa Michelle […]

Divulgação/Netflix

O drama biográfico “Rustin”, centrado na trajetória do ativista dos direitos civis Bayard Rustin, ganhou pôster e trailer da Netflix. Produzido por Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e sua esposa Michelle Obama, o longa explora a vida e lutas de uma das principais figuras por trás da Marcha pelos Direitos Civis em Washington em 1963, onde há 60 anos Martin Luther King Jr. fez seu discurso icônico “I have a dream”.

Ativista multi-dimensional

Bayard Rustin nasceu em março de 1912 em West Chester, na Pensilvânia. Ele não apenas foi um dos principais responsáveis pela organização da Marcha em Washington, mas também trabalhou como assessor de Martin Luther King Jr. O ativista sempre defendeu uma militância pautada na não-violência, o que caracterizou a pregação de King. No entanto, Rustin, que era abertamente gay, enfrentou preconceito e homofobia dentro do próprio movimento de direitos civis, muitas vezes sendo relegado aos bastidores devido à sua orientação sexual.

Ao longo dos anos, Rustin diversificou seu ativismo, passando a abordar questões LGBTQIAPN+ e sua intersecção com a luta pelos direitos civis. “No dia em que nasci negro, também nasci homossexual”, diz o intérprete de Rustin no trailer do filme.

Equipe e elenco

O papel de Bayard Rustin é interpretado por Colman Domingo, vencedor do Emmy por “Euphoria”, e o elenco ainda conta com outros nomes de peso, como Chris Rock (“Fargo”), Glynn Turman (“A Voz Suprema do Blues”), Jeffrey Wright (“Westworld”) e Aml Ameen (“Sense8”), entre outros. O roteiro é assinado por Julian Breece (“Olhos que Condenam”) e Dustin Lance Black (vencedor do Oscar por “Milk – A Voz da Igualdade”), e a direção é de George C. Wolfe (“A Voz Suprema do Blues”).

O filme estará no Festival de Toronto no dia 11 de setembro e chegará aos cinemas dos Estados Unidos no começo de novembro, com lançamento em streaming no dia 14 do mesmo mês.