Seis meses depois, causa da morte de Lisa Marie Presley é revelada

A causa da morte de Lisa Maria Presley foi confirmada pelo LA County Coroner, que exerce a função do IML em Los Angeles. O documento revelado nesta quinta (13/7), seis meses após […]

Instagram/Lisa Marie Presley

A causa da morte de Lisa Maria Presley foi confirmada pelo LA County Coroner, que exerce a função do IML em Los Angeles. O documento revelado nesta quinta (13/7), seis meses após o falecimento da filha de Elvis Presley, afirma que ela morreu devido a uma obstrução do intestino delgado. Segundo a autópsia, os problemas de saúde que levaram à morte de Lisa Marie foram complicados por aderências que se desenvolveram após uma cirurgia bariátrica.

 
Os eventos do dia fatídico

A artista foi encontrada desacordada em sua casa na cidade de Calabasas, Califórnia, em 12 de janeiro, após sofrer uma parada cardíaca. A equipe de paramédicos que atendeu a chamada conseguiu reanimá-la graças ao atendimento de primeiros socorros feito por seu ex-marido, Danny Keough, e a levou para o hospital já com o pulso recuperado.

Devido à gravidade do quadro clínico, os médicos optaram por colocar Lisa Presley em coma induzido, com um marca-passo temporário e respiração assistida por aparelhos. No entanto, pouco tempo depois, Lisa Marie Presley sofreu uma segunda parada cardíaca e faleceu. Na época, sua mãe, Priscilla Presley, divulgou uma nota à imprensa anunciando a morte da filha.

 
Uso de medicamentos

Além dos problemas de obstrução intestinal, a autópsia revelou em seu sistema a presença de níveis “terapêuticos” de oxycodona e buprenorfina, dois opioides, além de vestígios do medicamento antipsicótico quetiapina. No entanto, o relatório observou que esses medicamentos não contribuíram para a morte da artista. Lisa Marie, que também estava tomando medicamentos para emagrecer, havia admitido em 2019 que tinha um histórico de abuso de drogas. Ela lutou contra a dependência de opioides e analgésicos, uma batalha que se intensificou após o nascimento de suas filhas gêmeas em 2008. Entretanto, sua dependência se agravou em 2013, levando-a a se internar em reabilitação cinco vezes.

A cantora estava lutando contra a dor da perda de seu filho, Benjamin Keough, que morreu por suicídio em 2020. Pouco antes de sua morte, Lisa Marie compareceu ao Globo de Ouro para apoiar o filme “Elvis”, do diretor Baz Luhrmann, sobre seu falecido pai. A artista estava acompanhada de sua mãe no evento.

 
Carreira e casamentos

Seguindo os passos do pai famoso, a carreira profissional de Lisa Marie foi voltada para a música. Ela lançou três álbuns, “To Whom It May Concern” em 2003, “Now What” de 2005 e “Storm & Grace” de 2012. Apenas o primeiro virou disco de ouro.

Ela foi casado quatro vezes, inclusive com algumas celebridades como o cantor Michael Jackson e o ator Nicolas Cage, e foi mãe de quatro filhos, entre eles a atriz Riley Keough (“Mad Max: Estrada da Fúria”), que ficou responsável pelo espólio da mãe – e, por extensão, de Elvis Presley.