Os atores Pedro Pascal (“The Last Of Us”) e Jenna Ortega (“Wandinha”) alcançaram marcos históricos para os artistas latinos nas indicações ao Emmy 2023 divulgadas nesta quarta-feira (12/7). A premiação se destacou pelo aumento nas indicações de artistas não-brancos com 34 nomeados em comparação aos 31 indicados no ano passado.
Indicada na categoria de Melhor Atriz Principal em Série de Comédia, Jenna Ortega se tornou a terceira latina a ser indicada na categoria, depois de Rita Moreno (“Velozes e Furiosos 10”) em 1983 por “9 to 5” e America Ferrera (“Barbie”) por “Ugly Betty” (2007).
Além disso, a interprete de Wandinha tornou-se uma das atrizes mais jovens a ser indicada na categoria, aos 20 anos. Ela ficou atrás apenas de Patty Duke, nomeada aos 17 anos em 1964 por “The Patty Duke Show”. Vale mencionar que Ortega tem descendência mexicana e porto-riquenha.
Já Pedro Pascal é o primeiro latino indicado como Melhor Ator de Drama em mais de 20 anos. A última nomeação na categoria foi de Jimmy Smits, descendente de porto-riquenhos, pela série “Nova York Contra o Crime”, em 1999. Nascido no Chile, Pascal chamou atenção nos últimos anos como um dos nomes mais aclamados de Hollywood.
Neste ano, o ator conquistou mais duas indicações além do seu papel em “The Last Of Us”. Ele foi nomeado como Melhor Ator Convidado em uma Série de Comédia por apresentar o “Saturday Night Live” e como Melhor Narrador pelo programa da CNN “Patagônia Extraordinária”. Com isso, tornou-se ainda o artista com mais nomeações ao Emmy 2023.
A lista de estrelas com descendência latina também destaca Aubrey Plaza, indicada pela primeira vez ao Emmy na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Drama por seu papel no fenômeno “The White Lotus”, da HBO. Embora tenha nascido nos Estados Unidos, seu pai é de origem porto-riquenha.
A presença desses artistas representa um recorde de representatividade para a comunidade latina nos EUA. E ainda podia ser maior. Dentre os artistas esnobados pela premiação incluem-se o mexicano Diego Luna, protagonista de “Andor” (produção indicada a Melhor Série Dramática), e Selena Gomez por “Only Murders in the Building” (indicada na categoria de Série de Comédia).
Recorde de artistas negras
Entre os artistas afro-americanos, a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia bateu um recorde com quatro mulheres negras indicadas. Elas incluem Ayo Edebiri (“O Urso”), Jessica Williams (“Falando a Real”), Janelle James e Sheryl Lee Ralph (“Abbott Elementary”). Até então, nenhuma categoria da premiação teve tantas artistas negras indicadas em toda a sua história.
Por sinal, a série “Abbott Elementary” chamou a atenção com nove indicações neste ano, incluindo Melhor Série de Comédia. Aclamada pela crítica, a série conta com um elenco majoritariamente negro formado por estrelas como Tyler James Williams, Janelle James e Sheryl Lee Ralph, todos indicados nas categorias de atuação.
Aos 32 anos, Dominique Fishback se tornou a atriz negra mais jovem a ser indicada na categoria de Atriz Principal em uma Série Limitada por “Enxame”, produzida pela Amazon Prime Video. Apesar de nunca ter ganhado um Emmy, Nicole Byer ocupa o posto de mulher negra com mais indicações na categoria de apresentadora de reality, com quatro nomeações consecutivas pelo programa “Mandou Bem”, da Netflix. Ela já soma sete indicações ao longo da carreira.
Outros apresentadores negros de reality shows também foram indicados neste ano, como RuPaul por “RuPaul’s Drag Race”, Maya Rudolph como co-apresentadora de “Baking It”, Padma Lakshmi por “Top Chef” e a dupla Tan France e Karamo Brown por “Queer Eye”.
Segundo ator surdo indicado
A representatividade se expandiu ainda mais com o ator mirim Kevionn Montreal Woodard, que aos 10 anos de idade se tornou o segundo ator surdo a ser indicado na premiação e o mais jovem de todos os tempos na categoria de Ator Convidado. Ele foi nomeado por seu papel em “The Last of Us”.
Embora um artista surdo nunca ter ganhado um Emmy, a premiação já concedeu quatro indicações a Marlee Beth Matlin como Atriz Convidada. As primeiras foram pelas suas participações nas séries “Seinfeld” e “Picket Fences” em 1994, seguidas por “O Desafio” em 2000 e “Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais” em 2004.
Edição de 2021 continua com maior número
Apesar dos avanços, as grandes categorias de Atriz Principal em Drama e Ator Principal em Comédia não tiveram nenhum indicado não-branco. O número de 34 não-brancos também está longe do recorde histórico da premiação, que em 2021 somou 49 artistas não-brancos nomeados.
Na época, o musical “Hamilton”, produzido pela Disney+, e “Lovecraft Country”, série dramática da HBO, tinham elencos formados majoritariamente por artistas negros. Em contraste, no ano passado, a premiação só sustentou a diversidade graças ao fenômeno sul-coreano “Round 6”, que fez história como o primeiro programa em língua não inglesa a receber indicações nas principais categorias do Emmy. Ao todo, foram 14 nomeações incluindo Melhor Série Dramática.