Pato Fu transforma disco “Música de Brinquedo” em série com bonecos no Nick Jr.

A banda de rock brasileira Pato Fu vai estrelar uma nova série do canal infantil Nick Jr. ao lado dos bonecos do Grupo Giramundo. Intitulada “Música de Brinquedo”, a atração ganhou uma […]

Divulgação/Nick Jr.

A banda de rock brasileira Pato Fu vai estrelar uma nova série do canal infantil Nick Jr. ao lado dos bonecos do Grupo Giramundo. Intitulada “Música de Brinquedo”, a atração ganhou uma prévia divulgada pelo grupo de mineiros formado por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Glauco Nastacia e Richard Neves.

Dirigido por Fernando Gomes, a série é uma produção da Rotomusic com o canal derivado da Nickelodeon. Cada episódio traz a banda tentando gravar uma música diferente, enquanto precisa lidar com trapalhadas e confusões causadas por bonecos monstrinhos.

São eles Groco, Largatixa, Ziglo. Seu Cridêncio, Shirles, Profiteroli, Norma, Filmaeu, Mazém, Vitória, Craudão, Titoinzin, Grapete, Azeitona e Bola 8. Os personagens são cheios de manias, adicionando uma boa dose de humor e caos durante as gravações.

No repertório, clássicos da música pop em arranjos inteiramente tocados com instrumentos de brinquedo que mal cabem nas mãos – em referência ao grande sucesso da banda que nomeia a série. Lançado em 2010, o disco “Música de Brinquedo” foi vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil.

 
Ideia de quase 30 anos atrás

A série serve como uma extensão para o projeto que regrava canções clássicas da música nacional e internacional, como “Live and Let Die” de Paul McCartney, “Primavera (Vai Chuva)” de Tim Maia, “Ovelha Negra” da Rita Lee e “My Girl” dos Temptations, tocadas com instrumentos musicais feito para crianças.

A ideia surgiu em 1995, quando John e Fernanda se encontravam em Londres. Os dois ouviram um disco da Turma do Snoopy cantando Beatles com as vozes dos dubladores originais e sonoridade de brinquedo. Inspirados pelo material, planejaram gravar um disco com essa mesma técnica. Mas como a banda ainda estava ganhando espaço no mundo da música na época, o plano ficou guardado por 15 anos, até que o álbum “Música de Brinquedo” fosse finalmente lançado.

Sucesso entre os pais e as crianças, o projeto venceu o Grammy Latino de Melhor Disco Infantil em 2011 e ganhou uma continuação, intitulada “Música de Brinquedo 2” em 2017, além de turnês. Ao longo dos shows, a banda apresentou ao público os bonecos Groco e Ziglo, seus primeiros personagens monstrinhos, assinados pelo Giramundo.

“Música de Brinquedo” estreia no Nick Jr. no dia 5 de agosto às 12h30.