Neil Young vai lançar “Chrome Dreams”, um dos “discos perdidos” mais famosos do rock

Neil Young, que teve seu auge criativo na década de 1970, criou tantos clássicos no período que se deu ao luxo de engavetar um álbum inteiro, pronto para ser lançado em 1977. […]

Divulgação/Warner Music

Neil Young, que teve seu auge criativo na década de 1970, criou tantos clássicos no período que se deu ao luxo de engavetar um álbum inteiro, pronto para ser lançado em 1977. Intitulado “Chrome Dreams”, o disco ganhou notoriedade ao longo dos anos, sendo considerado um dos grandes álbuns perdidos da história do rock. Atualmente em fase de revisão de seu legado, o cantor e músico canadense decidiu finalmente tirar o pó dos arquivos e lançar “Chrome Dreams” na íntegra.

Versões piratas do disco circulam há décadas, mas sem a mixagem e a qualidade das gravações originais. Os fãs finalmente vão descobrir como ele soa de verdade em agosto, quando chegar oficialmente nas lojas físicas e plataformas digitais.

Para aguçar a curiosidade, uma prévia já foi liderada: a versão original de “Sedan Delivery”, que possui letra diferente da versão lançada no disco ao vivo “Rust Never Sleeps” (1979). A música também tem uma pegada mais dissonante e urgente, chegando a lembrar Velvet Underground e a entonação de Lou Reed.

 
Repertório clássico

Young gravou todas as 12 faixas de “Chrome Dreams” entre 1974 e 1976, e, além de “Sedan Delivery”, a lista inclui os clássicos “Pocahontas” e “Powderfinger”, que também apareceram no registro ao vivo de “Rust Never Sleeps”. Há ainda “Hold Back the Tears” com letra diferente e a primeira versão do sucesso “Like a Hurricane”, ambas lançadas em “American Stars ‘n Bars” (1977), sem esquecer de “Look Out for My Love”, que foi parar num dos melhores álbuns do cantor, “Comes a Time” (1978).

Apesar dessa familiaridade, parte do repertório nunca foi resgatado em nenhum álbum oficial.

Para completar, a arte da capa é de ninguém menos que Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones.

Após 46 anos de espera, “Chrome Dreams” chega finalmente em 11 de agosto de 2023.