Manoel Soares nega acusações de assédio na Globo: “Indignado com esse tipo de covardia”

Manoel Soares decidiu se manifestar após publicações na imprensa afirmarem que ele foi demitido da Globo na sexta-feira (30/6) após investigações de assédio moral. O apresentador teve seu contrato encerrado após diversas […]

Instagram/Manoel Soares

Manoel Soares decidiu se manifestar após publicações na imprensa afirmarem que ele foi demitido da Globo na sexta-feira (30/6) após investigações de assédio moral. O apresentador teve seu contrato encerrado após diversas desavenças com Patricia Poeta no programa “Encontro”, além de uma passagem conturbada pelo programa “É de Casa”. Neste sábado (1/7) Soares quebrou o silêncio e negou todas as acusações.

O apresentador publicou uma declaração para seu 1,1 milhão de seguidores no Instagram, afirmando que as especulações são “notícias falsas” e que irá “acionar juridicamente” todos que “publicam e replicam” as supostas acusações.

“Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma. Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças”, escreveu.

Ele ainda esboçou gratidão a sua trajetória na Globo e ressaltou que sua saída da emissora foi “em comum acordo” e com pagamento integral do contrato, não como resultado de “casos de conduta inadequada”. “Estou indignado com esse tipo de covardia, mas tranquilo sobre a verdade das minhas ações e conduta. Mentiras como essas podem poluir a imagem, mas não se sustentam”, completou.

 
Boatos sobre a demissão de Manoel Soares

Os boatos começaram ganharam força após o colunista Lucas Pasin revelar a existência de supostas denúncias ao departamento de Compliance da Globo. Segundo o colunista, o desligamento foi consumado após a formulação de um dossiê pelo setor, que ouviu depoimentos sobre comportamentos inadequados, atitudes arrogantes e realizou até investigações sobre assédio moral, recomendando a demissão, o que foi acatado pela direção da Globo.

Oficialmente, a Globo só relatou a demissão, sem informar as causas. Mas, ao ser questionada, a emissora confirmou indiretamente a investigação, ao alegar que não comenta casos do Compliance.

A notícia ainda foi acompanhada de boatos de que a saída do apresentador teria sido encomendada por Amauri Soares, novo diretor da Globo e ex-marido de Patricia Poeta. As informações foram divulgadas pela repórter Isabele Benito, do programa “Fofocalizando”, exibido no SBT.

“Amauri Soares é ex-marido da Patrícia, foram casados durante muito tempo. Foi ele quem deu a martelada final de um caso que se arrastava”, afirmou a repórter no programa, que foi ao ar nesta sexta-feira (30/6) no SBT. Amauri e Patrícia Poeta foram casados de 2001 a 2017 e têm um filho, Felipe Poeta.

Após a demissão, o apresentador compartilhou um vídeo de despedida no Instagram. “Estou saindo da TV Globo, uma casa que me permitiu chegar a milhares de lares brasileiros e contar muitas histórias. […] Todos os ciclos, muitas vezes, se encerram, o que é o caso agora. Está tudo bem, não estou triste, não estou magoado em hipótese alguma. Tenho muitos amigos dentro da Globo, que levarei para a vida”, declarou.

Veja abaixo a publicação da nota de Manoel Soares no Instagram.