Morre Vânia Cavalera, mãe dos irmãos Cavalera e figura-chave do começo do Sepultura

Vânia Cavalera, mãe dos fundadores da banda Sepultura, Iggor e Max Cavalera, faleceu aos 80 anos. A notícia foi divulgada pelos irmãos nesta quarta-feira (5/7) no perfil do Instagram da nova banda […]

Instagram/Cavalera Conspiracy

Vânia Cavalera, mãe dos fundadores da banda Sepultura, Iggor e Max Cavalera, faleceu aos 80 anos. A notícia foi divulgada pelos irmãos nesta quarta-feira (5/7) no perfil do Instagram da nova banda da dupla, Cavalera Conspiracy. Segundo eles, a mãe foi a principal incentivadora na formação da famosa banda de heavy metal brasileira, formada pelos irmãos ao lado de Paulo Xisto Jr, Wagner Lamounier e Jairo Guedez.

“É com o coração pesado que anunciamos o falecimento de nossa matriarca Vania Cavalera. A maior alegria da Vania na vida foi criar e amar seus três filhos Max, Iggor e Kira, e ser a Vovó de seus 14 netos”, escreveram, sem divulgar a causa da morte. “Nossa família pede privacidade durante esse período difícil de luto enquanto honramos os desejos de nossa mãe e o seu legado ao continuar celebrando sua jornada de amor, força, espiritualidade e metal que durou 80 anos”.

Formada em 1984, na cidade de Belo Horizonte, a banda recebeu um apoio fundamental de Vânia, que era apaixonada por rock e metal. Nos primeiros anos, ela cedeu espaço para a banda ensaiar e incentivou os filhos a se dedicarem à música.

“Eles criavam as músicas na minha sala e ensaiavam na casa do [baixista] Paulo Xisto. Enviavam fitas para todas as rádios e gravadoras. Cheguei a acompanhá-los em shows para cinco, dez pessoas”, disse ela em entrevista à revista Trip em 2009.

 
Homenagens dos membros da banda

Com o falecimento de Vânia, outros membros do Sepultura vieram a público para lamentar a partida. “A despedida de Vânia Cavalera nos traz um misto de emoções. Apesar das diferenças e das disputas que marcaram nossa história, é inegável o papel fundamental que Vânia teve no surgimento e na trajetória do Sepultura”, escreveu Andreas Kisser, guitarrista da Sepultura de 1987 até hoje.

“Ela foi uma figura importante e influente nos primórdios da banda, fornecendo suporte e apoio incondicionais. Neste momento de perda, prestamos nossas condolências à família Cavalera e desejamos que encontrem conforto e paz neste momento difícil”, completou.

Outro que homenageou Vânia foi Jairo Guedz, guitarrista anterior a Andreas na banda. “Adeus minha querida Vânia Cavalera. Hoje me despeço de uma parte da minha história. Uma mulher de fibra, que carregou uma banda inteira nas costas, fez das tripas coração para que nosso sonho se tornasse realidade quando começamos o Sepultura”, declarou.

O texto foi publicado junto a uma foto do músico abraçando Vânia, mostrando que eles continuaram próximos mesmo após sua saída da banda. “Obrigado pelo carinho, pelo respeito, pela força e pelos momentos que cuidamos um do outro! Vá em paz”.