O novo blockbuster de Tom Cruise, “Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte Um”, liderou as bilheterias da América do Norte em seu fim de semana de estreia, mas não conseguiu atingir as expectativas iniciais. O filme arrecadou US$ 56,2 milhões entre sexta-feira e domingo, um começo morno para um dos filmes mais caros do ano. A ação-aventura da Paramount e Skydance esperava estabelecer um novo recorde na franquia com US$ 60 milhões ou mais. Em vez disso, as vendas de ingressos ficaram atrás de “”Missão: Impossível – Efeito Fallout” (US$ 61 milhões) de 2018 e “Missão: Impossível II” (US$ 57,8 milhões) de 2000, que permanecem como as maiores aberturas na franquia.
Em compensação, o sétimo filme teve um lançamento antecipado na quarta-feira (12/7) e gerou ao todo US$ 80 milhões em seus primeiros cinco dias, mais do que “Fallout” (US$ 77,5 milhões) e “”Missão: Impossível II” (US$ 78,8 milhões) no mesmo período. Com 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e um brilhante “A” do público no CinemaScore, “Acerto de Contas” provavelmente permanecerá rendendo milhões nas bilheterias durante todo o verão norte-americano.
Importante ressaltar que, em contraste ao início morno nos EUA e Canadá, a missão está sendo cumprida na bilheteria internacional, que rendeu US$ 155 milhões, mesmo com uma estreia fraca na China (US$ 25,4 milhões). Isso eleva seu total mundial para o valor respeitável de US$ 235 milhões, o que é a maior estreia global da franquia.
O problema é que “Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte Um” precisa ter uma duração na bilheteria tão longa quanto seu título. O filme, que traz Cruise desafiando a morte enquanto desaba de uma montanha em sua motocicleta, escala um trem desgovernado e faz manobras arriscadas de carro pelas ruas de Roma, foi incrivelmente caro devido a inícios e paradas relacionadas à Covid e outras medidas de segurança da era da pandemia. Seu orçamento estimado é de quase US$ 300 milhões, sem as despesas de P&A (cópias e publicidade).
No próximo fim de semana, o thriller de ação da Paramount competirá pela atenção do público com o drama histórico sombrio “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, e a extravagância cor-de-rosa “Barbie”, de Greta Gerwig. A improvável disputa entre os dois títulos muito diferentes tornou-se uma loucura online, que se materializou no mundo real com dezenas de milhares de cinéfilos reservando sessões duplas de “Oppenheimer” e “Barbie”.
Outros destaques na bilheteria
No resto da bilheteria norte-americana, chama atenção o inesperado sucesso de “Sound of Freedom”, que subiu para o 2º lugar em sua segunda semana de exibição, com US$ 25 milhões – um aumento de 25% em relação ao fim de semana passado. O filme de ação conservador, que foi financiado coletivamente, acompanha um justiceiro americano (o “Jesus” Jim Caviezel) que resolve enfrentar traficantes de crianças na América do Sul em meio a citações ultradireitistas de QAnon. Estreou no feriado patriótico de 4 de julho e já soma um total doméstico de US$ 85,4 milhões. Mas não tem previsão de lançamento no Brasil.
A sequência de terror “Sobrenatural: A Porta Vermelha”, que liderou a bilheteria no último fim de semana, caiu para o 3º lugar com US$ 13 milhões, chegando a US$ 58 milhões na América do Norte e US$ 122 milhões mundiais.
“Indiana Jones e a Relíquia do Destino” ficou em 4º em seu terceiro fim de semana, adicionando US$ 12 milhões para atingir US$ 136 milhões domesticamente e US$ 302 milhões em todo o mundo.
O Top 5 se encerra com a animação “Elementos”, que gerou US$ 8,7 milhões em seu quinto fim de semana em cartaz, somando US$ 125 milhões nos EUA e US$ 311 milhões no total global.
Trailers
Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.
1 MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS PARTE 1
2 | SOUND OF FREEDOM
3 | SOBRENATURAL: A PORTA VERMELHA |
4 | INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO |
5 | ELEMENTOS