Lula lança Canal Gov e TV Brasil reassume programação cultural e educativa

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (25/7) o Canal Gov, um novo veículo de comunicação responsável pela cobertura das atividades e ações do Poder Executivo. O […]

Divulgação/Palácio do Planalto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (25/7) o Canal Gov, um novo veículo de comunicação responsável pela cobertura das atividades e ações do Poder Executivo. O canal transmitirá eventos, entrevistas, pronunciamentos, informações de utilidade pública, programas e notícias do governo federal. Segundo Hélio Doyle, diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a iniciativa concretiza o compromisso de separar a comunicação pública, razão principal da existência da EBC, da comunicação governamental, serviço que a empresa presta ao governo mediante contrato.

Com a criação do Canal Gov, a TV Brasil reassumirá integralmente sua função de emissora pública, com programação de caráter cultural e educativo, dedicada à promoção da cidadania e dos valores democráticos. A nova estrutura organizacional, aprovada em maio pela diretoria da EBC, separou de forma mais clara as equipes de produção de conteúdos governamentais e públicos. O Canal Gov está sob a responsabilidade da Superintendência de Serviços de Comunicação da EBC, comandada por Flávia Filipini.

 
Separação da programação

O Canal Gov terá transmissão em TV aberta, TV por assinatura, antena parabólica e internet. Nos próximos dias, a EBC também lançará o portal de notícias e outros serviços ligados à divulgação de políticas públicas e ações do governo federal. “Vamos explicar às pessoas como acessar serviços e programas públicos e sobre a garantia de direitos. Um dos nossos diferenciais é o acesso direto às fontes do governo, o que garante o dinamismo e a credibilidade da informação”, afirma Flávia Filipini.

Já a TV Brasil deverá ser transformada em uma espécie de BBC brasileira, seguindo o estilo da estatal britânica – uma promessa de Lula nas eleições e ao assumir o governo.

Ainda não há detalhes sobre a nova programação da TV Brasil, mas a emissora vem, aos poucos, buscando nomes do mercado em busca de um novo caráter editorial. A diretora de conteúdo, Antônia Pelegrino, é experiente na área artística e já foi até colaboradora de novela da Globo, “Cobras e Lagartos” (2006). A emissora também contratou a apresentadora Cissa Guimarães, ex-“Video Show”, para assumir o novo “Sem Censura”.