“Lista Negra” termina após 10 anos com final chocante

O drama criminal “Lista Negra” (The Blacklist) se despediu do público dos Estados Unidos na noite de quinta-feira (13). A série do canal americano NBC exibiu o último capítulo da sua 10ª […]

Divulgação/NBC

O drama criminal “Lista Negra” (The Blacklist) se despediu do público dos Estados Unidos na noite de quinta-feira (13). A série do canal americano NBC exibiu o último capítulo da sua 10ª temporada, que encerrou a atração após 10 anos. As fugas do gênio do crime Raymond Reddington (James Spader) chegaram ao fim no episódio marcado por mortes inesperadas.

Para encerrar a trama de forma digna, a série entregou a despedida num episódio duplo de duas horas. “Fiquei muito, muito feliz por termos conseguido terminar exatamente da maneira que queríamos. Foi deliberado e não fomos pegos de surpresa em termos de quando o final viria”, declarou Spader à agência Associated Press no início da semana.

A 10ª temporada começou a ser exibida em março deste ano nos Estados Unidos, levando Reddington a enfrentar um perigo inesperado, com antigos integrantes da lista negra se unindo contra ele em um plano de vingança por todos os nomes que ele entregou ao FBI.

 
Final com spoilers!

O último episódio começa com o criminoso em fuga, enquanto a equipe da Força-Tarefa do FBI e o congressista Arthur Hudson (Toby Leonard Moore) se esforçam para localizá-lo. Quando finalmente se encontram, Hudson atira no pescoço de Dembe Zuma (Hisham Tawfiq), guarda-costas e confidente de Reddington.

Diante do ataque, o protagonista confronta o congressista e o mata com um tiro na cabeça. Em seguida, ele consegue levar Dembe até um lugar em que o pudesse receber os cuidados necessários, antes de continuar sua tentativa de fugir do país. Ao mesmo tempo, a Força-Tarefa continua tentando localizar Reddington, enquanto o Agente Especial Jordan Nixon (Derrick Williams) promete vingar a morte do congressista matando Reddington pessoalmente.

O desejo por vingança resulta em um confronto físico entre Nixon e o Diretor Assistente Harold Cooper (Henry Lennix). Enquanto isso, Reddington consegue chegar à Espanha, onde faz uma última ligação para sua neta Agnes (Sami Bray).

Mostrando ter sobrevivido, Dembe fica sabendo por Harold que perderá seu emprego, apesar de não importar e falar emocionado sobre seu velho amigo.

Nos momentos finais do episódio, enquanto a Força-Tarefa continua em seu encalço, Reddington passa por um campo aberto e se depara com um touro, resultando em uma reviravolta inesperada. O animal dispara em sua direção e mata o protagonista.

A última cena mostra o agente do FBI Donald Ressler (Diego Klattenhoff) chegando ao campo em um helicóptero. Ele se aproxima do corpo mutilado de Reddington, já sem vida. O característico chápeu do personagem está a alguns metros de distância, então Ressler coloca o assessório na cabeça do protagonista morto em sinal de respeito.

No Brasil, a 10ª e última temporada não tem previsão de estreia. Todas as temporadas anteriores estão disponíveis na Netflix.