José Loreto se reconhece em personagem de “Vai na Fé”: “Banhado no machismo”

José Loreto revelou à revista Quem que se identifica com a desconstrução do cantor Lui Lorenzo, seu personagem na novela “Vai na Fé”. Segundo o ator, o papel criado por Rosane Svartman […]

Instagram/José Loreto

José Loreto revelou à revista Quem que se identifica com a desconstrução do cantor Lui Lorenzo, seu personagem na novela “Vai na Fé”. Segundo o ator, o papel criado por Rosane Svartman reflete uma história de vilão que reconhece seus erros e vira mocinho.

No folhetim, Lui Lorenzo foi apresentado como um cantor decadente, de ego inflado e que poderia ser descrito como “boy lixo”. Contudo, o personagem teve uma mudança significativa com a ajuda de seus pares românticos Sol (Sheron Menezzes) e Lumiar (Carolina Dieckmann).

“Ele teve a desconstrução enquanto pessoa ao entender nuances que não entendia, ou que não fazia questão de perceber”, lembrou Loreto sobre uma conversa com a autora.

“Lui começou como macho tóxico, o famoso boy lixo, parado no sucesso que fez há 20 anos. Mas essa novela foi muito viva, a Rosana é muito sensível e já tinha os planos dela, mas também induzi. Ela falava: ‘Deixa esse cara errar, deixa ele’.”

Loreto afirmou que o cantor foi capaz de reconhecer seus erros até conseguir evitá-los, assim como teria acontecido durante sua vida pessoal. “Essa é a minha geração. É isso. Nasci banhado no machismo, com preconceitos”, destacou.

“E ver personagem amadurecer, ficando sensível, seja por qual for o motivo, acho que é humano. E tudo bem perdoar os tropeços dele. Todo mundo tem pouquinho de vilão e de mocinho. Então achei muito legal. É o personagem que mais se mistura comigo nesse sentido.”

Por fim, José Loreto comparou seu processo de desconstrução com uma participação no programa “Amor e Sexo” (2009-2018). “Tem que mostrar que princesa não tem que ficar esperando o príncipe cantado. Ela pode montar o seu próprio cavalo. E o Lui é isso”, completou.

 
Inspirações para Lui Lorenzo

Em maio deste ano, José Loreto afirmou ter pesquisado referências para a nova fase de Lui Lorenzo. O ator disse no Instagram que se inspirou na estética zen descontruida do cantor Tiago Iorc.

Vale lembrar que Lui Lorenzo era bem diferente na primeira fase da novela “Vai na Fé”. O personagem era tratado como um “cantor decadente” e inspirado no carisma do cantor Latino.