“Invasão Secreta” chega ao fim como pior série do Marvel Studios

“Invasão Secreta” concluiu sua temporada curta de seis episódios nesta quarta (26/10) sob forte rejeição da crítica, com a nota do capítulo final despencando para somente 13% de aprovação no Rotten Tomatoes. […]

Divulgação/Disney+

“Invasão Secreta” concluiu sua temporada curta de seis episódios nesta quarta (26/10) sob forte rejeição da crítica, com a nota do capítulo final despencando para somente 13% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Com isso, a atração da Disney+ terminou com aprovação média de 58%, consolidando-se como a pior série do Marvel Studios na opinião da crítica dos EUA.

 
Marvel Studios x Marvel Television

Vale lembrar que o Marvel Studios, originalmente uma divisão cinematográfica, assumiu a produção das séries após o fiasco de “Inumanos”, avaliada com apenas 11% no Rotten Tomatoes em 2017. Equívocos de programação levaram à dissolução da divisão televisiva, Marvel Television, e concentraram poder nas mãos de Kevin Feige, chefão do Marvel Studios. O processo de mudança começou com o cancelamento das séries da Netflix, como “Demolidor” e “Jessica Jones”, avançou sobre “Manto & Adaga” e “Fugitivos da Marvel”, e interrompeu “Helstrom” de forma precoce, após a temporada inaugural.

Fora o equívoco de “Inumanos” e a 1ª temporada de “Punho de Ferro”, todas as séries canceladas com a desculpa de ajuste de qualidade tiveram aprovação crítica maior que “Invasão Secreta”.

 
Os problemas de “Invasão Secreta”

A trama de “Invasão Secreta” girava em torno dos skrulls, alienígenas metamorfos que se disfarçam de humanos e planejavam causar uma crise mundial, por meio de infiltração nas mais altas esferas dos governos. A ação era combinada com atos terroristas para abalar a confiança entre os países, e envolvia deixar a humanidade se destruir para assumir o controle do planeta.

A produção foi estrelada por Samuel L. Jackson como Nick Fury e tem conexões com o próximo grande lançamento da Marvel, “As Marvels”. No entanto, uma das críticas sofridas pela série foi não saber exatamente o que pretende ser, com alguns argumentando que a estratégia de crossover da Marvel entre o Disney+ e seus filmes pode ter atingido o limite.

Muitos também reclamaram da falta de importância dada a personagens interpretados por astros premiados, como Olivia Colman (vencedora do Oscar por “A Favorita”) e Ben Mendelsohn (“Rogue One”), além da forma como a trama tratou a personagem Maria Hill, vivida por Cobie Smulders desde “Os Vingadores” em 2012.

 
O caso de Emilia Clarke

Emilia Clarke, que gerou expectativa ao voltar às séries após “Game of Thrones”, também fazia parte da lista de reclamações. Mas sua personagem, a skrull G’iah, acabou tendo um ato redentor no episódio final, no confronto que permitiu vingança contra o líder skrull Gravik, interpretado por Kingsley Ben-Adir – mesmo dividindo cenas como alguns dos piores efeitos visuais da Marvel.

A reviravolta do episódio também reposicionou G’iah como a heroína mais poderosa do estúdio, indicando possíveis participações futuras em novos projetos.

Apesar de alguns momentos de destaque, “Invasão Secreta” deixou pontas soltas, mostrou desleixo visual e foi considerada excessivamente lenta, num contraste com suas referências constantes aos Vingadores e, especialmente, à Capitã Marvel. A atração foi escrita por Kyle Bradstreet (“Mr. Robot”) e dirigida por Ali Selim, especialista em séries de ação cerebral como “Condor”, “Manhunt” e “The Looming Tower”.