Helen Mirren se transforma em Golda Meir no trailer da cinebiografia

A Diamond Films divulgou o pôster e o trailer nacional de “Golda – A Mulher de uma Nação”, que traz a atriz britânica Helen Mirren, vencedora do Oscar por “A Rainha” (2006), […]

Divulgação/Bleecker Street

A Diamond Films divulgou o pôster e o trailer nacional de “Golda – A Mulher de uma Nação”, que traz a atriz britânica Helen Mirren, vencedora do Oscar por “A Rainha” (2006), irreconhecível no papel da ex-primeira-ministra israelense Golda Meir. A cinebiografia se concentra nos eventos reais ocorridos durante a tensa Guerra do Yom Kippur em 1973.

O filme do diretor Guy Nattiv (“Skin – À Flor da Pele”) mostra Meir no comando de Israel durante o conflito, quando o país foi surpreendido por um ataque de Egito, Síria e outros países do Oriente Médio. A trama retrata a líder israelense em meio ao desenrolar do conflito e à montagem de uma defesa antes que os exércitos do Egito e da Síria chegassem a Tel Aviv, na costa oeste do país.

Em uma das cenas do trailer, Meir se encontra com o então Secretário de Estado americano, Henry Kissinger, interpretado por Liev Schreiber. Kissinger lembra a primeira-ministra que, apesar de ser judeu, deve agir de acordo com os melhores interesses dos Estados Unidos. A resposta de Meir é emblemática: “Você esquece que em Israel lemos da direita para a esquerda”.

 
Polêmica de Helen Mirren

A escolha de Mirren para o papel gerou controvérsias, com críticas sugerindo que uma atriz não judia não deveria interpretar Meir, cujo governo é considerado lendário em Israel. A atriz chegou a colocar sua escalação nas mãos do diretor. “Eu disse, ‘Olha, Guy, eu não sou judia, e se você quiser pensar sobre isso e decidir seguir em uma direção diferente, sem ressentimentos. Eu vou entender completamente'”, lembrou Mirren. “Mas ele queria muito que eu interpretasse o papel, e lá fomos nós.”

“Golda” também conta com a participação de Camille Cottin, estrela do hit francês da Netflix “Call My Agent”, que interpreta Lou Kaddar, assistente pessoal de longa data de Meir.

O filme, que teve première mundial no Festival de Berlim, chega aos cinemas brasileiros em 31 de agosto, uma semana após o lançamento nos EUA.