Fãs de Taylor Swift causam terremoto durante show em Seattle

Os fãs de Taylor Swift, conhecidos como Swifties, causaram um fenômeno sísmico durante os shows da cantora em Seattle, nos dias 22 e 23 de julho. O movimento dos fãs dançando durante […]

Instagram/Taylor Swift

Os fãs de Taylor Swift, conhecidos como Swifties, causaram um fenômeno sísmico durante os shows da cantora em Seattle, nos dias 22 e 23 de julho. O movimento dos fãs dançando durante as apresentações da “Eras Tour” gerou uma atividade sísmica equivalente a um terremoto de magnitude 2.3, de acordo com a sismóloga Jackie Caplan-Auerbach.

 
Swift Quake: o terremoto dos Swifties

Professora de geologia na Western Washington University, Caplan-Auerbach notou as ocorrências enquanto moderava um grupo de terremotos do noroeste do Pacífico no Facebook. “Eu peguei os dados de ambas as noites do show e rapidamente percebi que eles eram claramente o mesmo padrão de sinais”, disse ela. “Se eu os sobrepor um em cima do outro, eles são quase idênticos.”

O fenômeno, apelidado de “Swift Quake”, está sendo comparado ao “Beast Quake” de 2011, que ocorreu após o jogador de futebol americano Marshawn “Beast Mode” Lynch marcar um touchdown impressionante, levando os fãs do Seattle Seahawks a explodir de emoção. No entanto, os Swifties superaram os fãs da NFL. “O tremor foi duas vezes mais forte que o ‘Beast Quake’. Ele absolutamente o dobrou”, disse Caplan-Auerbach.

A principal diferença entre os dois eventos, segundo a professora, está na duração do tremor. “Comemorar após um touchdown dura alguns segundos, mas eventualmente diminui. É muito mais aleatório do que um show. Para Taylor Swift, coletei cerca de 10 horas de dados onde o ritmo controlava o comportamento. A música, os alto-falantes, a batida. Toda essa energia pode se infiltrar no solo e agitá-lo.”

 
Terremoto vai atingir o Brasil

A turnê de Taylor Swift está se aproximando de sua última parada nos EUA com seis shows em Los Angeles programados para o início de agosto, antes de se tornar internacional, começando na Cidade do México em 24 de agosto.

Os shows comparados a terremotos chegarão ao Brasil em novembro, nas seguintes datas e cidades:

Dias 17, 18 e 19 de novembro – Rio de Janeiro (Estádio Nilton Santos)
Dias 24, 25 e 26 de novembro – São Paulo (Allianz Parque)

A abertura de todas as apresentações contará ainda com um show de Sabrina Carpenter.