10 Séries: Maratonas da semana incluem “Sintonia” e “The Witcher”

A programação de séries é marcada por retornos muito aguardados, como a 4ª temporada de “Sintonia”, interrompida num cliffhanger dramático. Alguns hiatos foram curtos, como o desfecho da 3ª temporada de “The […]

Divulgação/Netflix

A programação de séries é marcada por retornos muito aguardados, como a 4ª temporada de “Sintonia”, interrompida num cliffhanger dramático. Alguns hiatos foram curtos, como o desfecho da 3ª temporada de “The Witcher”, retomando a história interrompida há apenas um mês. Por outro lado, “Futurama” passou uma década sem novos episódios. Confira abaixo 10 novidades para iniciar maratonar nesta semana.

 

SINTONIA 4 | NETFLIX

 

A 4ª temporada começa no ponto tenso em que o terceiro ano foi interrompido, com o traficante Nando (Christian Malheiros) e os amigos em meio a um fogo cruzado entre policiais e criminosos. No tiroteio que se segue, o funkeiro Doni (Jottapêe) e o próprio Nando são baleados, para desesperado de Rita (Bruna Mascarenhas). Embora tenham sobrevivido, todos sofreram consequências. No caso de Nando, sua esposa é presa pela polícia. Já Doni tem a saúde e a carreira abaladas. Mas nem Rita escapa ilesa, sofrendo forte abalo psicológico, que muda sua visão da vida.

“Sintonia” é produzida por Kondzilla, diretor de clipes de funk e dono do canal do YouTube mais visto do Brasil, e escrita por Guilherme Quintella (também roteirista de “Insânia”). A produção é a série brasileira de maior audiência da Netflix. Com cenas fortes de violência e tráfico de drogas, retrata a dura realidade da vida em uma comunidade marginalizada. Ao mesmo tempo, aborda temas como amizade, lealdade, família e religião, explorando as contradições e conflitos que surgem quando esses valores entram em choque.

A trama acompanha três amigos que cresceram juntos na mesma favela, influenciados pelo fascínio do funk, do tráfico de drogas e da igreja. Cada um deles transformou suas experiências em caminhos muito divergentes, mas nunca distantes demais.

 

THE WITCHER 3 – PARTE 2 | NETFLIX

 

Os episódios que marcam a despedida de Henry Cavill (“O Homem de Aço”) do papel de Geralt de Rivia trazem o protagonista lutando por sua vida, enquanto seus aliados são perseguidos e cercados por inimigos.

O final da temporada adapta algumas das páginas mais sangrentas da saga literária do escritor polonês Andrzej Sapkowski, iniciando com um massacre de feiticeiros em Aretusa. Vários personagens encontram a morte, enquanto Geralt tenta salvar sua protegida Siri (Freya Allan) e sua amada Yennefer (Anya Chalotra) do maior ato de traição do Continente. Entretanto, sobreviver se torna cada vez mais difícil, conforme os agentes do Império Nilfgaardiano fecham o cerco, levando a uma luta de vida ou morte – que abre caminho para a substituição de Henry Cavill na trama de fantasia.

 

BELAS MALDIÇÕES 2 | AMAZON PRIME VIDEO

 

Originalmente uma minissérie, “Belas Maldições” ganha novos capítulos quase quatro anos após seu lançamento original. Como o primeiro ano utilizou todo o material do livro de Neil Gaiman e Terry Pratchett, a 2ª temporada conta uma história totalmente inédita, produzida por Gaiman.

Desta vez, o demônio Aziraphale (David Tennant, ex-“Doctor Who”) e o anjo Crowley (Michael Sheen, de “Masters of Sex”) precisam lidar com o sumiço do arcanjo Gabriel (Jon Hamm, de “Mad Men”). Ao aparecer inesperadamente na porta da livraria de Crowley, completamente perdido e sem saber sua própria identidade, Gabriel acaba com as vidas tranquilos das “aminimigos” entre os mortais em Londres.

Enquanto Crowley analisa a situação, Aziraphale está ansioso para resolver o mistério por trás da condição do arcanjo. No entanto, esconder Gabriel pode trazer consequências imprevisíveis e os dois vão precisar confiar um no outro mais uma vez. Todos os episódios são dirigidos por Douglas Mackinnon (“Sherlock”), que também foi responsável pela direção da temporada anterior.

 

FANTASMAS DE BEIRUTE | PARAMOUNT+

 

O thriller de espionagem mergulha na vida do terrorista Imad Mughniyeh, um dos homens mais perigosos do mundo, considerado por muitos mais astuto que Osama Bin Laden. Entre outros ataques, Mughniyeh foi responsável pelo infame bombardeio da embaixada americana de Beirute, que deixou dezenas de mortos em 1983 e inaugurou a era dos atentados islâmicos contra os EUA. A minissérie é notável por sua abordagem sombria e sinistra, oferecendo um olhar sem filtro sobre a ascensão ao poder de Mughniyeh e todo o sangue que derramou ao longo do caminho.

Criada pelos israelenses Avi Issacharoff e Lior Raz (os mesmos de “Fauda”), a trama acompanha a caçada do líder do Hezbollah, que se estendeu por décadas. Os quatro capítulos são divididos em duas eras distintas: a ascensão ao poder de Mughniyeh, conduzindo ao aumento da violência nos anos 1980 e 1990, e a coordenação da missão de seu assassinato pela CIA e Mossad em 2008.

O elenco destaca Amir Khoury (“Fauda”) e Hisham Suliman (“Jerusalem”) dividindo o papel de Mughniyeh, Dina Shihabi (“Altered Carbon”), Navid Negahban (“Homeland”), Dermot Mulroney (“Invasão Secreta”), Garret Dillahunt (“Fear the Walking Dead”) e Iddo Goldberg (“Expresso do Amanhã”). A direção é de Greg Barker (“Sergio”).

 

MY CRAZY EX-GIRLFRIEND | PARAMOUNT+

 

A premiada comédia musical de Rachel Bloom e Aline Brosh McKenna (atriz e diretora de “Na Sua Casa ou na Minha?”) finalmente chega ao streaming, oito anos após sua estreia e quatro após seu final. A trama gira em torno de Rebecca Bunch (interpretada por Rachel Bloom), uma advogada de sucesso em Nova York que, apesar de aparentemente ter tudo, sente-se vazia e insatisfeita com a vida que leva. Quando, por acaso, reencontra um antigo namorado de verão, Josh Chan (interpretado por Vincent Rodriguez III), decide que ele é a chave para sua felicidade e resolve abandonar sua carreira promissora para segui-lo até West Covina, Califórnia.

Chegando na afastada cidadezinha, Rebecca começa uma nova vida obcecada em reacender seu romance com Josh, mesmo ele já estando em outro relacionamento. Ao longo da série, ela passa pelas situações mais hilárias e, por vezes, surreais influenciada por seu estado emocional instável e por uma série de amigos peculiares que faz no novo local. A narrativa é repleta de momentos musicais, em que os personagens expressam seus pensamentos e emoções através de canto e dança, trazendo uma abordagem inovadora ao gênero.

Elogiadíssima por sua originalidade, “My Crazy Ex-Girlfriend” virou cult e venceu quatro Emmys, incluindo categorias de música original e coreografia, antes de se despedir após quatro temporadas, em 2019.

 

NOVELA | AMAZON PRIME VIDEO

 

A comédia brasileira traz Monica Iozzi (“Turma da Mônica: Laços”) no papel de uma promissora roteirista de TV e Miguel Falabella (“Sai de Baixo”) como o mentor que se torna seu grande rival. Na trama, Isabel (Iozzi) dedicou sua vida inteira ao sonho de virar autora da novela das nove. Quando a oportunidade enfim chega, ela é traída por seu mentor, Lauro Valente (Falabella), que rouba sua história para emplacar um novo sucesso. No meio dessa confusão, Isabel acaba entrando magicamente na produção televisiva, não como atriz, mas como personagem principal, vendo-se presa no mundo da teledramaturgia e seus clichês.

Graças a esse recurso mágico, Isabel passa a enfrentar suas dificuldades afetivas, pondo à prova sua crença de que só é possível ser feliz sozinha – especialmente após formar par com Marcello Antony (“Pequeno Segredo”) no romance do folhetim. Ao mesmo tempo, Valente se desespera ao ver sua novela ganhar rumos inesperados com a presença invasiva de Isabel.

A série é uma produção do Porta dos Fundos, criada por por Gabriel Esteves (“Porta dos Fundos: Contrato Vitalício”) e Valentina Castello Branco (“Me Chama de Bruna”), e dirigida por Gigi Soares (“Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou”) e Renata Pinheiro (“Amor, Plástico e Barulho”).

 

ENCLAUSURADOS | AMAZON PRIME VIDEO

 

A antologia argentina explora o comportamento humano sob condições de confinamento físico e emocional. Cada um dos 13 episódios apresenta personagens e situações distintas, variando entre gêneros como suspense e comédia. As tramas incluem um atendente de call center ameaçado por um cliente revoltado, vizinhas presas dentro da lavanderia do prédio, uma reunião de condomínio que foge do controle quando os moradores percebem que estão trancados e amigos que se perdem ao acampar na floresta. Cada episódio propõe uma intriga diferente, mas o denominador comum são sempre as desventuras de personagens que estão confinados.

A série foi criada por Marcelo Müller e Benjamín Ávila, respectivamente roteirista e diretor de “Infância Clandestina” (2011) e o elenco é composto por mais de 70 intérpretes, incluindo a veterana Cristina Banegas (“Dois Papas”) e a brasileira Mayana Neiva (“Temporada de Verão”).

 

D.P. DOG DAY 2 | NETFLIX

 

A série sul-coreana lança luz sobre a experiência dos jovens do país durante seus dois anos de serviço militar obrigatório. Baseada na popular webcomic “D.P. Dog’s Day”, de Kim Bo-tong, a trama se concentra na unidade D.P. (Deserter Pursuit) do exército, encarregada de capturar desertores.

O protagonista é o jovem Ahn Jun-ho (Jung Hae-In, de “Uma Noite de Primavera”), recrutado para atuar como policial do exército sul-coreano e poupado de um ambiente hostil quando é convocado pelo sargento Park Beom-goo (Kim Sung Kyun, de “Seoul em Alta Velocidade”) para se juntar à unidade especial D.P., após demonstrar suas habilidades analíticas. Jun-ho é emparelhado com o cabo Han Ho-yul (Koo Kyo-hwan, de “Invasão Zumbi: Península”), e a trama se desenrola a partir daí. O final da 1ª temporada deixou muitas perguntas sobre o futuro dos personagens principais, que são finalmente respondidas na continuação.

 

FUTURAMA 11 | STAR+

 

A chegada da 11ª temporada marca a volta Fry, Leela e Bender após uma década longe da TV. Desde seu lançamento original em 1999, a série passou por vários intervalos e trocas de canais, tendo sua última exibição inédita em 2013.

Depois de uma década, a nova temporada aborda o desenrolar da épica história de amor entre Fry e Leela, os segredos ocultos na caixa de areia de Nibbler, a história misteriosa do malévolo Papai Noel robô e o paradeiro dos girinos de Kif e Amy. Além disso, os episódios também refletem o mundo atual, mostrando os personagens diante de uma nova pandemia, o futuro das vacinas, bitcoin, cultura do cancelamento e TV por streaming – além de fazer referências à filmes e séries sci-fi recentes, como “Duna” e “Westworld”.

Criada por Matt Groening (“Os Simpsons”), a série retorna com todos os dubladores originais na versão em inglês, incluindo Billy West, Katey Sagal, Tress MacNeille, Maurice LaMarche, Lauren Tom, Phil LaMarr, David Herman e John DiMaggio, que continuam a dar voz aos personagens centrais.

 

CAPITÃO FALL | NETFLIX

 

A nova animação adulta de comédia segue Jonathan Fall, um capitão de marinha inexperiente e incapaz, mas de bom coração, que acidentalmente se encontra no comando de um navio de contrabando para um terrível cartel internacional. Apesar de ser o pior capitão de todos os tempos, ele foi contratado com uma missão importante: servir de bode expiatório caso as autoridades detenham o navio contrabandista.

Produzida pela dupla norueguesa Jon Iver Helgaker e Jonas Torgersen, criadores da série “Norseman” (2016-2020), comédia sobre um grupo de guerreiros vikings do século VIII. O elenco de vozes destaca o ator Jason Ritter (“Criando Dion” e também conhecido por ser a voz original de Dipper em “Gravity Falls”), além de Christopher Meloni (“Lei e Ordem”), Lesley-Ann Brandt (“Lucifer”), Anthony Carrigan (“Barry”), Alejandro Edda (“Narcos: México”), Adam Devine (“The Righteous Gemstones”) e Trond Fausa (“Oppenheimer”).