Diretor e roteirista de “Extermínio” revelam planos para nova sequência

Um terceiro filme da franquia “Extermínio” já está nos planos do diretor Danny Boyle e do roteirista Alex Garland há algum tempo. A franquia britânica de zumbis estreou com “Extermínio” (2002) e […]

Divulgação/Searchlight Pictures

Um terceiro filme da franquia “Extermínio” já está nos planos do diretor Danny Boyle e do roteirista Alex Garland há algum tempo. A franquia britânica de zumbis estreou com “Extermínio” (2002) e foi seguida por “Extermínio 2” (2007). Desde então, uma possível continuação está em desenvolvimento pela dupla responsável pela produção dos longas anteriores.

Em entrevista a revista Inverse, os dois confirmaram o projeto e forneceram informações sobre a sequência. “Há alguns anos, uma ideia surgiu na minha cabeça para o que seria realmente ‘Extermínio 3′”, disse Garland, acrescentando que o próximo filme deve avançar a trama para o futuro distante. “Danny sempre gostou da ideia”.

Sobre a direção do novo filme, Boyle ainda apontou que Garland poderia ser o diretor, considerando seu trabalho na função nos últimos anos em longas como “Ex_Machina: Instinto Artificial” (2014), “Aniquilação” (2018) e “Men” (2022). “Então estamos falando sobre isso seriamente, com bastante dedicação”, diz Boyle. “Se ele não quiser dirigir, eu ficaria muito interessado se pudermos executar uma ideia igualmente boa”.

Durante a produção de “Extermínio 2” a dupla precisou se afastar da franquia para se concentrar em outro filme que estavam fazendo na época, o thriller de ficção científica “Sunshine – Alerta Solar” (2007). Com isso, a sequência ficou nas mãos do diretor Juan Carlos Fresnadillo (“Intrusos”), que também roteirizou ao lado de Rowan Joffe (“Tin Star”), Enrique López Lavigne (“A Avó”) e Jesús Olmo (“A Pele Fria”).

 
O problema de Extermínio 2

Embora Boyle e Garland tenham supervisionado a produção, o afastamento dos dois acabou afetando a trama, que não condizia com os acontecimentos exibidos no original. Apesar da recepção minimamente favorável da crítica e uma bilheteria que fez mais que o dobro do orçamento, a história deixou um gancho nunca continuado, da proliferação da epidemia zumbi para o resto da Europa.

Durante a entrevista, Garland reclamou que a sequência quase arruinou a franquia para ele. “Eu resisti [a fazer uma sequência] por muito tempo porque havia coisas em ‘Extermínio 2’ que me incomodavam”, diz Garland. “Eu simplesmente pensei: ‘F*da-se isso. Eu preferiria tentar escrever uma história diferente em um mundo diferente'”.

 
Impacto nas histórias de zumbi

O “Extermínio” (2002) foi responsável pela renovação do interesse em histórias de zumbis. Não apenas no cinema. Os primeiros minutos do longa foram basicamente “refletidos” na primeira edição dos quadrinhos de “The Walking Dead”, lançada um ano depois com a mesma premissa, ao mostrar um protagonista que desperta num hospital sem saber do apocalipse zumbi.

Em 2019, Boyle já havia declarado os planos para a sequência, mas sem nenhuma previsão de começar a ser produzida. “Alex Garland e eu tivemos uma ideia maravilhosa para o terceiro filme. É realmente boa”, disse o diretor ao jornal The Independent na época.

Apesar da confirmação do interessa da dupla em sua realização, “Extermínio 3” não tem previsão de filmagem ou lançamento.

Veja abaixo o trailer do primeiro filme.