“Betty, A Feia” vai ganhar continuação com elenco original na Amazon Prime Video

A Amazon vai reviver a famosa telenovela colombiana “Betty, A Feia”, trazendo de volta Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello para mais uma temporada inédita da produção. Originalmente exibida entre 1999 […]

Divulgação/RCN Televisión

A Amazon vai reviver a famosa telenovela colombiana “Betty, A Feia”, trazendo de volta Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello para mais uma temporada inédita da produção. Originalmente exibida entre 1999 e 2001, a atração voltará para contar o que aconteceu depois do “felizes para sempre” do casal, numa parceria entre Prime Video e a emissora colombiana RCN.

Após 20 anos, a trama vai retomar a história de Betty após ela se tornar uma mulher bem-sucedida, esposa e mãe. Ainda casada com Armando (Enrique Abello) e lidando com um complexo relacionamento com a filha adolescente, ela enfrenta a crise econômica da empresa familiar e questiona se o caminho que escolheu na vida realmente a fez feliz.

A temporada inédita é escrita por Marta Betoldi (“Ciega a Citas”), Juan Carlos Pérez (“Garzón”) e César Betancur (“Las Hermanitas Calle”) e contará com direção de Mauricio Cruz Fortuna (“O Perfume da Paixão”). Ainda não foram divulgados outros nomes no elenco e não se sabe quais outros personagens da atração original também retornam.

“Embora Betty tenha sido tão progressista para sua época, há muitos elementos que são muito característicos de sua época, de nossa cultura, de nossa idiossincrasia, questões que agora, 20 anos depois, podemos abordar para ter um diálogo com um público moderno”, disse Orozco.

Com isso, os novos capítulos da personagem devem abordar questões atuais enquanto revisitam o legado da atração. “Sinto que sua essência não mudou, mas precisamente por isso Betty certamente levanta muitas questões. Ela agora está mais madura, mas a vida para uma mulher em seus 40 anos nunca é um desafio fácil”.

 
Essência da série

Considerada uma das maiores telenovelas de todos os tempos, a produção foi criada pelo já falecido Fernando Gaitan e ganhou popularidade graças à grande identificação do público com seus personagens. Na trama, a protagonista seguia o estereótipo do “patinho feio”, que foi se transformando em cisne no decorrer da trama.

“Isso, eu acho, é uma homenagem ao trabalho de Fernando. Eu testemunhei como essa incrível sala de roteiristas pegou seu legado e tentamos, com imenso cuidado e respeito, estar à altura da tarefa. É um desafio enorme, mas acredito que estamos em boas mãos”, completou Orozco.

“[A telenovela] tinha uma energia saudável, e a personagem teve um enorme impacto nos códigos convencionais de beleza, o que explica por que se tornou uma franquia global com a qual todas as mulheres podem se relacionar”, pontuou Francisco Morales, líder da equipe de estratégia e aquisições de conteúdo do Prime Video para a América Latina.

 
Remakes pelo mundo

Devido ao sucesso, a produção se popularizou internacionalmente e ganhou 20 novas versões ao redor do mundo. Uma delas foi a série americana “Ugly Betty”, estrelada por America Ferrera (“Barbie”). Aclamada pela crítica, a atração conquistou um Globo de Ouro de Melhor Série e um prêmio Emmy de Melhor Atriz para Ferrera.

No Brasil, a telenovela foi exibida pela RedeTV após uma longa batalha pelos direitos autorais com a Rede Globo e o SBT. Transmitida pela primeira vez entre 2002 a 2003, a atração foi uma das maiores audiências da emissora na época. Ao longo dos anos, ela ainda foi reprisada duas vezes pelo canal.

Diante do sucesso, a atração ganhou uma versa brasileira intitulada “Bela, a Feia” pela Record TV, com a atriz Giselle Itié no papel da protagonista. A produção estreou em 2009 e foi encerrada em 2010, após 217 capítulos. Apesar de ter conquistado prêmios, o remake foi criticado pelas diferenças da original.

Recentemente, um novo remake americano foi feito pela Telemundo Global, divisão da Universal Studios. Intitulada “Betty, a Feia em NY”, a telenovela trouxe Elyfer Torres no papel principal e teve apenas uma temporada, exibida originalmente em 2019. No Brasil, essa versão foi transmitida pelo SBT e também está disponível na Netflix.

A nova temporada de “Betty, A Feia”, a original, tem previsão de estreia para 2024 na Amazon Prime Video.