Astro de “Breaking Bad” critica CEO da Disney em discurso grevista: “Não tirará nossa dignidade”

O ator Bryan Cranston, conhecido por seu papel na série “Breaking Bad”, fez um discurso apaixonado durante a greve do Sindicato de Atores de Cinema e Televisão dos EUA (SAG-AFTRA), nesta terça-feira […]

Divulgação/AMC

O ator Bryan Cranston, conhecido por seu papel na série “Breaking Bad”, fez um discurso apaixonado durante a greve do Sindicato de Atores de Cinema e Televisão dos EUA (SAG-AFTRA), nesta terça-feira (25/7) em Nova York. Dirigindo-se diretamente ao CEO da Disney, Bob Iger, ele afirmou: “Temos uma mensagem para o Sr. Iger: sabemos, senhor, que você vê as coisas por uma lente diferente. Não esperamos que você entenda quem somos. Mas pedimos que nos ouça, e além disso, nos escute quando dizemos que não permitiremos que nossos empregos sejam tirados e entregues a robôs. Não permitiremos que você tire nosso direito de trabalhar e ganhar a vida decentemente. E, por último, e mais importante, não permitiremos que você tire nossa dignidade!”

Cranston foi um dos vários atores conhecidos que subiram ao palco durante o protesto, onde o sindicato está pressionando os estúdios a conceder aos intérpretes uma parte da receita de assinatura de streaming e estabelecer limites para o uso de inteligência artificial, entre outras demandas.

 
Fala de Bob Iger

Iger tornou-se alvo de atores e roteiristas em sua primeira greve conjunta em décadas, após seus recentes comentários chamando os grevistas de “não realistas”.

“Existe um nível de expectativa que eles possuem que não é realista. E eles estão adicionando ainda mais desafios em cima daqueles que esse tipo de negócio já enfrenta”, afirmou o CEO da Disney, em entrevista ao canal pago de notícias CNBC na semana passada, lamentando a decisão dos sindicatos de paralisar os trabalhos.

 
Apoio dos atores

Outros atores também se manifestaram durante o protesto. A estrela de “The Good Fight”, Christine Baranski, declarou: “Se esta indústria pode gerar milhões, centenas de milhões em compensação para aqueles no topo, pode se dar ao luxo de compartilhar a riqueza. Não viveremos sob o feudalismo corporativo. É hora de acertar as coisas. Nossa contribuição não será subvalorizada e não seremos substituídos.”

O vilão de “Avatar”, Stephen Lang, declarou-se comovido pelos discursos da presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, e pela razão da greve. “Duas qualidades se destacaram bastante: Primeiro, um sentido moral e totalmente merecido de indignação justa diante da atitude propositalmente obtusa, desrespeitosa, indiferente e irresponsável daqueles sentados do outro lado da mesa de negociação”, disse ele. “‘Vergonha sobre eles’, ela disse. Vergonha, de fato. A outra qualidade era seu profundo sentimento de tristeza por ter chegado a isso. Tantas vidas serão danificadas, tantas carreiras paralisadas ou destruídas; famílias já trabalhando duro para sobreviver sofrendo mais danos e degradação… todos eles pegos neste turbilhão de desigualdade causado pela ganância corporativa organizada… neste momento, somos a voz racional da civilização.”

 
Continuação da greve

A greve dos atores está entrando em sua segunda semana, com milhares interrompendo o trabalho. Com isso, a maioria das produções de cinema e televisão foram paralisadas. O movimento também afeta a divulgação de filmes e participações de astros em eventos promocionais, como festivais de cinema.