Último filme do mestre Hayo Miyazaki será lançado sem trailer, sinopse e promoção

O longa “How Do You Live?”, de Hayo Miyazaki, fundador do renomado estúdio de animação japonês Studio Ghibli, será lançado sem trailer, sinopse ou qualquer outro material promocional. A produção será o […]

Divulgação/Studio Ghibli

O longa “How Do You Live?”, de Hayo Miyazaki, fundador do renomado estúdio de animação japonês Studio Ghibli, será lançado sem trailer, sinopse ou qualquer outro material promocional. A produção será o último filme do cineasta, e até o momento teve apenas um pôster divulgado. Em entrevista a revista japonesa Bungei Shunji, o presidente do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, explicou a estratégia.

“Como parte das operações da empresa, ao longo dos anos, a Ghibli quis que as pessoas viessem ver os filmes que fizemos. Então, pensamos sobre isso e fizemos muitas coisas diferentes para esse propósito – mas desta vez pensamos: ‘Eh, não precisamos fazer isso'”, explicou, referenciando o fato de que o nome de Hayo Miyazaki é divulgação suficiente. “Fazendo o mesmo que você fez antes, repetidamente, você se cansa. Então queríamos fazer algo diferente”.

Suzuki também fez uma comparação entre a abordagem do Ghibli para “How Do You Live?” e os métodos de marketing comuns nos filmes de Hollywood. “Tem um filme americano – ah, quase disse o título em voz alta! – saindo neste verão na mesma época [como ‘How Do You Live?’]”, explica. “Eles fizeram três trailers e lançaram um de cada vez. Se você assistir aos três, saberá tudo o que vai acontecer naquele filme. Então, como os espectadores se sentem sobre isso? Deve haver pessoas que, depois de assistir a todos os trailers, não querem realmente ver o filme. Então, eu queria fazer o oposto disso”.

Descrito pelo estúdio como uma “grande fantasia”, houve boatos de que a trama seria inspirada na obra japonesa “How Do You Live?”, publicada em 1937 pelo autor Genzaburo Yoshino. Embora tenha se declarado fã do livro, Miyazaki negou que o filme fosse baseado na obra. Até o momento, o estúdio divulgou apenas um pôster sem muitos detalhes em dezembro do ano passado.

Segundo Suzuki, quando mostrou o pôster de “How Do You Live?” para Miyazaki, a reação do cineasta foi surpreendente. “Estou envolvido com nossos filmes [do Studio Ghibli] desde ‘Nausicaä do Vale do Vento’ [de 1984], mas esta foi a primeira vez que Hayao Miyazaki me elogiou genuinamente”, revelou.

Após o diretor consagrar a arte como “o melhor pôster” já feito por Suzuki, o presidente pensou na estratégia. “Senti que era uma dica, então decidi ‘Vamos usar apenas este pôster para o marketing.’ Portanto, nada de trailers ou comerciais de TV… Nada de anúncios em jornais também. No fundo, acho que é isso que os espectadores desejam”, disse.

Há anos, a posição do Studio Ghibli em relação à divulgação de seus filmes é conhecida por priorizar a experiência única dos espectadores, em detrimento de considerações comerciais. Além disso, a empresa sempre limitou a quantidade de mercadorias licenciadas e produzidas com base em seus personagens, a fim de evitar que eles se tornassem superexpostos e perdessem a magia da história.

O estúdio é consagrado por filmes aclamados pela crítica como “Meu Amigo Totoro” (1988), “O Castelo No Céu” (1986), o vencedor do Oscar de Melhor Animação “A Viagem de Chihiro” (2001) e “O Conto da Princesa Kaguya” (2013).

“How Do You Live?” estreia em 14 de julho no Japão e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.