Teresa Taylor, baterista da banda Butthole Surfers, morre aos 60 anos

Teresa Taylor, a baterista da banda de rock Butthole Surfers, faleceu no domingo (18/6) aos 60 anos. A notícia foi anunciada pelos seus ex-companheiros de banda, na qual Taylor atuou durante seis […]

Twitter/Butthole Surfers

Teresa Taylor, a baterista da banda de rock Butthole Surfers, faleceu no domingo (18/6) aos 60 anos. A notícia foi anunciada pelos seus ex-companheiros de banda, na qual Taylor atuou durante seis anos. De acordo com o comunicado, a causa da morte foi uma doença pulmonar.

“Ela viverá em nossos corações para sempre. Descanse em paz, querida amiga”, escreveu a banda no Twitter. Taylor era conhecida pelo nome artístico Teresa Nervosa e também teve um papel pequeno no filme “Slacker” (1990), onde sua personagem tentava vender um souvenir incomum da cantora Madonna.

 
Carreira musical interrompida por problemas de saúde

Nascida em Arlington, no estado do Texas, ela começou sua carreira como baterista na banda marcial de sua escola, ao lado de King Coffey, seu colega percussionista. Pouco tempo depois, Coffey entrou para a Butthole Surfers, banda de indie rock formada na cidade de San Antonio. Logo em seguida, ele recrutou Taylor para se juntar ao grupo conhecido por incorporar elementos do punk, heavy metal e eletrônica.

Dentre os aspectos mais chamativos relacionados a banda, o que mais chamava a atenção era o uso de drogas psicodélicas pelos integrantes, que influenciava nos shows desgovernados. Apesar de nunca terem alcançado um grande desempenho comercial, o grupo reuniu uma base de fãs considerável ao longo dos oito álbuns lançados.

A baterista deixou a banda em 1989, após sofrer convulsões causadas por um aneurisma cerebral. Devido ao problema, ela passou por uma cirurgia no cérebro em 1993. Em 1996, ainda com Taylor afastada, a banda alcançou sucesso com a música “Pepper”, que apresenta um som de rock mais contemporâneo. Apesar do longo tempo de ausência, Taylor retornou para alguns shows da turnê da banda em 2009.

Ao longo dos anos, o grupo trocou outros membros. Atualmente, a banda é formada por Gibby Haynes, Paul Leary, King Coffey e Nathan Calhoun. Dentre esses, apenas Haynes e Leary faziam parte da formação original. Embora ainda esteja em atividade, o último álbum inédito do grupo foi “Weird Revolution”, lançado em 2001.

 
Taylor deixou sua marca no cinema independente

Além de sua carreira na música, a baterista teve uma participação marcante no cinema. Ela apareceu no longa “Slacker”, comédia independente que também marcou a estreia do diretor Richard Linklater (“Boyhood”) no circuito cinematográfico. Na trama, ela interpretou um papel pequeno, uma traficante que tentava vender um frasco contendo o que ela afirmava ser um exame de Papanicolaou pertencente a Madonna. A cena se tornou tão marcante que Taylor acabou virando o pôster do filme, vestida com uma camiseta preta, óculos escuros e boné.

Em 2006, durante uma entrevista a revista americana Salon, ela compartilhou suas inseguranças sobre sua participação no filme. “Quando terminei minha cena, cerca de uma semana depois, tive uma espécie de colapso em que decidi que havia me humilhado tão publicamente que até considerei ir à casa deles e pegar a película”, revelou. “Eu não queria que o filme saísse e eu não tivesse feito direito a minha parte.”

“Eu não sou reconhecida”, completou. “Ninguém reconhece meu rosto, mas quando estou em público e estou reclamando sobre algo, as pessoas me perguntam: ‘Você é a garota do ‘Slacker?” Mas é sempre porque estou reclamando e falando fervorosamente sobre algo”.

Veja abaixo a cena do filme.