Paulo Debetio, compositor de “Tieta”, morre aos 77 anos

Na madrugada desta segunda-feira (19/7), o Brasil perdeu um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. O compositor, produtor musical e cantor Paulo Debetio, responsável por diversos sucessos que marcaram época, morreu […]

Divulgação/Paulo Debetio

Na madrugada desta segunda-feira (19/7), o Brasil perdeu um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. O compositor, produtor musical e cantor Paulo Debetio, responsável por diversos sucessos que marcaram época, morreu aos 77 anos no Rio de Janeiro. O artista, que estava internado em uma unidade de Pronto Atendimento da Unimed, em Copacabana, sofreu uma parada cardiorrespiratória. A morte foi confirmada por meio de suas redes sociais: “Hoje temos uma nuvem de lágrimas nos nossos olhos”.

Nascido na cidade de Poção, Pernambuco, Debetio iniciou sua carreira artística na década de 1970, em festivais da canção. Ele foi um dos pilares para a abertura da música sertaneja nas rádios FM, destacando-se principalmente por hits como “Nuvem de Lágrimas” e a música-tema da novela “Tieta”.

 
Da Globo para o carnaval

O primeiro grande sucesso de Debetio ocorreu com o samba “Pelo Amor de Deus”, apresentado por Emílio Santiago no concurso Rede Globo MPB Shell, em 1982. A exposição na Globo tornou seu nome conhecido. Logo, ele começou a ser gravado por artistas de peso como Elba Ramalho, Leci Brandão, Alcione, Amelinha, Selma Reis e muitos outros, mostrando sua versatilidade e talento para compor em diferentes gêneros.

Ele teve outra conexão importante com a Globo. Um de seus maiores acertos comerciais, a música-tema de “Tieta” virou um dos maiores hits da carreira de Luiz Caldas, e foi registrada como uma parceria de Debétio com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, manda-chuva da Globo na época. Seu ritmo dançante, que combinava frevo, forró e axé ajudou a trilha da novela de 1989 a bater recordes de vendas e segue, até hoje, como um dos maiores sucesso do carnaval.

 
A porteira do sertanejo

Foram composições de Paulo Debetio que levaram a música sertaneja para as estações de rádio FM do Rio de Janeiro. Ele foi um dos primeiros a popularizar nas capitais esse gênero musical, que até então era mais conhecido e apreciado apenas nas regiões interioranas do Brasil. Este movimento ajudou a quebrar estereótipos associados ao sertanejo e a expandir sua influência para um público mais amplo e diversificado.

A música que abriu a porteira foi “Nuvem de Lágrimas”, que juntou Fafá de Belem com Chitãozinho e Xororó. Embora a música de Debetio seja hoje reconhecida como um clássico, muitos criticaram Fafá na época por participar de sua gravação, alegando que ela estava se afastando de suas raízes na música popular brasileira. No entanto, Debetio defendeu a gravação, argumentando que a música sertaneja era uma expressão autêntica da cultura brasileira e merece ser apreciada por um público mais amplo.

A polêmica acabou por aumentar ainda mais o interesse na música e, em retrospecto, pode-se dizer que a gravação de Fafá de Belém desempenhou um papel crucial na elevação da música sertaneja a um novo patamar de popularidade e aceitação. Ao final, “Nuvem de Lágrimas” tornou-se um sucesso estrondoso, consolidando o lugar de Debetio como um dos principais compositores do Brasil e um ícone na música sertaneja.

O envolvimento do compositor com a música sertaneja não ficou nisso, trabalhando com artistas consagrados do gênero como Chitãozinho e Xororó, Gian e Giovani, e Sandy e Junior.

Debetio deixou um legado significativo não só como compositor, mas também como produtor e diretor artístico de duas gravadoras, a Polygram (Universal) e a Warner Music. Em sua homenagem, o cantor Bruno Caliman reforçou nas redes sociais: “Deixou um legado lindo e eterno. Meus sentimentos.”