Showtime cancela adaptação de “Gattaca” e outros projetos originais

O canal pago americano Showtime optou por uma reformulação drástica em sua linha de produção de conteúdo e, com isso, rejeitou quatro projetos que estavam em desenvolvimento na emissora. A lista inclui […]

Divulgação/Sony Pictures

O canal pago americano Showtime optou por uma reformulação drástica em sua linha de produção de conteúdo e, com isso, rejeitou quatro projetos que estavam em desenvolvimento na emissora. A lista inclui os pilotos da série baseada na sci-fi clássica “Gattaca”, a sitcom “Seasoned”, inspirada na vida do casal Mandy Patinkin e Kathryn Grody, a antologia feminina “Sweetness” e o recém-anunciado “Split”.

O reboot de “Gattaca”, que prometia trazer de volta a dupla Howard Gordon e Alex Gansa de “Homeland” para a Paramount Global, foi o descarte mais comentado. Tanto que a Sony Pictures Television, produtora de “Gattaca” e “Sweetness”, planeja oferecer ambos os projetos para outras empresas.

 
A adaptação de “Gattaca”

Detalhes sobre o projeto são escassos, mas a série deveria se passar uma geração após os eventos do filme.

A trama original, escrita e dirigida por Andrew Niccol, era ambientada num futuro em que a sociedade determinava funções e status de cada pessoa baseando-se em sua composição genética. Ethan Hawke era um homem com problema cardíaco congênito que assumia a identidade de um ex-atleta com genes perfeitos (Jude Law) para realizar seu sonho de viajar no espaço. O acordo só foi possível porque o atleta sofreu um acidente e escondeu seu estado físico. Mas enquanto se passava por quem não era, o protagonista acabava se apaixonando por uma mulher de status social muito mais elevado que o dele (Uma Thurman).

Esta não foi a primeira tentativa de adaptação da sci-fi numa série. A Sony tentou pela primeira vez em 2009, mudando a premissa para transformar a trama num policial futurista, mas o projeto também não foi adiante.

A outra produção do estúdio, “Sweetness”, era descrita como uma antologia conduzida por mulheres. Detalhes sobre “Split” não foram divulgados, pois o projeto ainda estava em desenvolvimento. E “Seasoned” girava em torno do relacionamento “deliciosamente tumultuado” de Patinkin e Grody”, e traria os atores interpretando a si mesmos.

 
Reestruturação da Showtime

Os cancelamentos ocorrem após Chris McCarthy assumir a supervisão da Showtime no ano passado, quando tomou o controle sobre quase todas as redes lineares da Paramount Global, incluindo MTV, Comedy Central e Paramount Network, entre outras. McCarthy planeja focar o conteúdo da Showtime em três eixos: anti-heróis, mundos poderosos e culturas diversas. Ele pretende transformar “Billions” e “Dexter” em franquias de múltiplas séries, à semelhança de “Yellowstone” da Paramount.

A reestruturação de conteúdo marca o mais recente passo na tentativa de aprimorar a programação e aumentar a escala para competir com outras plataformas de streaming, como Netflix e Max.