“Reservation Dogs” vai acabar na 3ª temporada

A FX e a plataforma Hulu cancelaram “Reservation Dogs”, que terá seu fim na vindoura 3ª temporada. Sterlin Harjo, um dos criadores da série, revelou a notícia em uma postagem no Instagram. […]

Divulgação/FX

A FX e a plataforma Hulu cancelaram “Reservation Dogs”, que terá seu fim na vindoura 3ª temporada. Sterlin Harjo, um dos criadores da série, revelou a notícia em uma postagem no Instagram. “Aqui está: a próxima temporada de ‘Reservation Dogs’ será a temporada final”, escreveu.

“Esta é uma frase difícil de escrever e uma decisão ainda mais difícil de tomar”, ele acrescentou. “No entanto, é a decisão correta do ponto de vista criativo para a série. Eu sempre soube como seria o fim desta história, só não sabia quando chegaria. Conforme continuamos a desenvolver histórias e escrever roteiros nesta temporada, ficou claro para os produtores, para Taika e para mim que o final da 3ª temporada era o final perfeito para a série”, explicou.

 
Uma produção 100% indígena

Aclamada pela crítica, “Reservation Dogs” é notável por ser a primeira série a apresentar uma equipe totalmente indígena de escritores, diretores e elenco.

A série foi criação do cineasta neozelandês Taika Waititi, diretor de “Thor: Amor e Trovão”, que é descendente da tribo maori, e de Sterlin Harjo, diretor-roteirista do premiado filme indie “Mekko” (2015), que tem sangue seminole e creek, e mora na região abordada pela trama. Harjo também dirige episódios e é coprodutor da atração com Waititi.

Passada em território nativo-americano, a trama gira em torno de quatro adolescentes de descendência indígena, que cometem pequenos delitos em sua cidadezinha em Oklahoma, sonhando em juntar dinheiro para ir para a Califórnia.

O elenco destaca os jovens D’Pharaoh Woon-A-Tai (“Beans”), Devery Jacobs (“A Ordem”), Paulina Alexis (“Ghostbusters: Mais Além”) e o estreante Lane Factor nos papéis principais, além dos adultos Tamara Podemski (“Tin Star”), Zahn McClarnon (“Westworld”), Macon Blair (“Ruína Azul”), Kirk Fox (“Briarpatch”), Matty Cardarople (“Stranger Things”) e os rappers gêmeos Lil Mike & Funny Bone.

 
Importância da série

Em seu anúncio, Harlo comentou: “Quando tivemos a ideia de ‘Reservation Dogs’, eu não achava que o programa seria feito, mas felizmente foi”.

“O primeiro e mais básico objetivo para nós, como povos nativos, era mostrar ao mundo que o humor nativo e os nativos são engraçados. Quase todas as representações na televisão e no cinema sobre o povo nativo são totalmente imprecisas. E a maioria delas tem sido falsa. Foi um presente para nós mostrar ao mundo uma perspectiva diferente das pessoas indígenas e de nossa cultura. Acima de tudo, foi um sonho colaborar e fazer um show que é totalmente escrito por, dirigido por e estrelado por pessoas nativas. Estas são nossas histórias, e elas representam nosso povo. Sabemos que é uma responsabilidade enorme e não levamos isso de ânimo leve”, disse Harjo.

Ele concluiu: “Foi uma experiência incrível ver a série tão carinhosamente acolhida pelo público e pela crítica de TV. Somos gratos pelo apoio que recebemos do produtor Garrett Basch, assim como de John Landgraf, Nick Grad, Kate Lambert e todos na FX e Hulu. Nossa experiência com eles foi excepcional e estamos ansiosos para desenvolver novos programas com eles uma vez que as coisas comecem a se movimentar novamente”.

A última temporada da série, composto por 10 episódios, vai estrear no dia 2 de agosto nos EUA.

“Reservation Dogs” é disponibilizada no Brasil pela plataforma Star+. Confira abaixo o trailer nacional da 2ª temporada da atração.