Premiação do Globo de Ouro tem novos donos

A tradicional cerimônia do Globo de Ouro, que acontece desde 1943, terá uma nova direção a partir de 2024. A Dick Clark Productions (DCP) e Eldridge Industry adquiriram todos os ativos, direitos […]

Facebook/Golden Globes

A tradicional cerimônia do Globo de Ouro, que acontece desde 1943, terá uma nova direção a partir de 2024. A Dick Clark Productions (DCP) e Eldridge Industry adquiriram todos os ativos, direitos e propriedades do Globo de Ouro de seus fundadores, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), após a entidade mergulhar em polêmicas recentes.

“Estamos animados em finalizar esta transação tão aguardada e aprovada pelos membros, e fazer a transição de uma organização liderada pelos membros para uma empresa comercial”, disse Helen Hoehne, ex-presidente da HFPA.

 
Nova Direção

Com a transação concluída, a DCP e seus parceiros passam a planejar, realizar e produzir a premiação anual do Globo de Ouro, explorando novas parcerias comerciais para o evento em todo o mundo. A aquisição acontece junto ao fim do contrato de longa data da HFPA com a NBC, principal fonte de renda da entidade, que garantia a exibição televisiva.

A 81ª edição do Globo de Ouro está agendada para 7 de janeiro de 2024, embora o novo parceiro de transmissão ainda não tenha sido anunciado.

 
Polêmicas da HFPA

O Globo de Ouro passou por um período turbulento recentemente, com inúmeras polêmicas envolvendo a HFPA. Em 2021, após uma reportagem do Los Angeles Times detalhar práticas duvidosas da Associação, a falta de diversidade entre os membros da HFPA veio à tona, gerando protestos em Hollywood e no público em geral. A reportagem também acusou a Associação de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro, e juntou-se à denúncias de astros como Scarlett Johansson (“Viúva Negra”) e Brendan Fraser (“A Baleia”), que acusaram membros de HFPA de assédio sexual.

As denúncias geraram boicotes generalizados dos estúdios e agências de talento, e como resultado o Globo de Ouro não foi transmitido no ano passado.

Desde então, a HFPA vinha buscando se reorganizar para evitar novos boicotes. A entidade adicionou 103 novos votantes, que se somaram aos cerca de 80 anteriormente existentes, e adotou um manual de ética. Mas o fato mais impactante foi ter seu controle adquirido pela empresa de investimentos Eldridge Industries, que também assumiu a propriedade da Dick Clark Productions, a produtora de longa data do evento televisivo. Desse modo, o dono da Eldridge Industries, Todd Boehly, passou a aturar como CEO interino do HFPA desde outubro de 2021.

 
Expectativas para o Futuro

Agora a Eldridge e a DCP resolveram dispensar totalmente a HFPA da produção da premiação. E a nova direção promete transformações significativas para a organização.

“Nosso objetivo é continuar criando a cerimônia de premiação mais dinâmica na televisão ao vivo vista em todo o mundo”, disse Jay Penske, CEO, presidente e fundador da Penske Media e CEO da DCP. “Temos uma grande equipe para fazer esta marca icônica crescer e cativar novas e existentes audiências para celebrar o melhor da televisão e do cinema”.