“Os Outros”, “The Idol” e as melhores séries da semana

A programação da semana destaca duas séries de notável disparidade. De um lado, “Os Outros”, da Globoplay, caiu nas graças da crítica por sua narrativa envolvente, que lida com um complexo tema […]

Divulgação/Globoplay

A programação da semana destaca duas séries de notável disparidade. De um lado, “Os Outros”, da Globoplay, caiu nas graças da crítica por sua narrativa envolvente, que lida com um complexo tema contemporâneo, a intolerância, com rara habilidade. Do outro, “The Idol”, que estreia no domingo (4/6) na HBO Max, tem atraído críticas severas por sua abordagem do mundo pop, sendo considerada um exercício estético grosseiro e sexista. Em comum, ambas lidam com situações situações chocantes e controversas, e conseguem capturar a atenção do público, cada uma à sua maneira.

A programação ainda inclui o fim de “Manifest” na Netflix, a 2ª temporada de “Bel-Air” na Star+ e diversas atrações internacionais. Confira abaixo a lista das 10 novidades mais interessantes da semana no universo das séries.

 

| OS OUTROS | GLOBOPLAY

 

O novo drama brasileiro aborda de forma contundente a escalada do ódio e intolerância entre vizinhos de um condomínio. Protagonizada por Adriana Esteves (“Medida Provisória”), Thomás Aquino (“Bacurau”), Maeve Jinkings (“Aquarius”), Milhem Cortaz (“O Lobo Atrás da Porta”), Eduardo Sterblitch (“Os Parças”) e Drica Moraes (“Sob Pressão”), a série apresenta a história de duas famílias que entram em conflito após uma briga entre seus filhos adolescentes.

A história escrita por Lucas Paraizo, responsável também pelos roteiros de “Sob Pressão”, gira em torno de Cibele (Adriana Esteves), uma mãe superprotetora, e Amâncio (Thomas Aquino), um pai zeloso, cujo filho Marcinho (Antonio Haddad) é espancado por Rogério (Paulo Mendes), o filho de outro morador do condomínio, Wando (Milhem Cortaz).

O enredo evolui de maneira surpreendentemente realista, transformando o espectador em um morador do condomínio Barra Diamond, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto as tensões se intensificam entre as duas famílias. A construção dessas tensões é tão crua e imersiva que a série se torna um espelho da sociedade, obrigando o espectador a se questionar: “Como eu agiria nessa situação?”

Por trás das portas do condomínio, há ainda vários outros dramas se desenrolando, incluindo situações com a síndica Dona Lúcia (Drica Moraes), o porteiro Elvis (Rodrigo Garcia) e o vizinho Sérgio (Eduardo Sterblitch), um ex-policial. Essas histórias se cruzam a medida que o conflito central se desenrola e toma proporções absurdas, alimentando uma crescente sensação de tragédia iminente. Além de superenvolvente, a série também é um convite à reflexão.

 

| THE IDOL | HBO MAX

 

A nova e controvertida série de Sam Levinson (criador de “Euphoria”), estrelada por Lily-Rose Depp (“O Rei”) e Abel Tesfaye (mais conhecido como The Weeknd), gira em torno da personagem da filha de Johnny Depp, uma cantora pop que tem paralelos com Britney Spears. Após um colapso nervoso que interrompeu sua última turnê, ela está determinada a recuperar seu merecido status como a maior e mais sensual estrela pop dos EUA, mas ao conhecer Tedros (The Weeknd) começa a ser manipulada pelo suposto guru.

Criada por Levinson e Tesfaye, a série teve sua première no Festival de Cannes onde foi destruída pela crítica com adjetivos como grosseira, nojenta e sexista, atingindo apenas 9% de aprovação no Rotten Tomatoes – desde então, o número cresceu para 27% de comentários favoráveis. Em contraste, o sucesso de Levinson, “Euphoria”, registra 88% de aprovação nas duas temporadas.

Com exagero de conteúdo sexual e nudez, e muita vontade de chocar o telespectador, a trama se sustenta em clichês do mundo pop, embora The Weeknd garanta que vários acontecimentos foram baseadas em sua experiência pessoal.

O grande elenco ainda inclui Suzanna Son (“Red Rocket”), Moses Sumney (“Creed”), Jane Adams (“Hung”), Dan Levy (“Schitt’s Creek”), Hank Azaria (“Brokmire”), Eli Roth (“Bastardos Inglórios”), Rachel Sennott (“Shiva Baby”), Hari Nef (“País da Violência/Assassination Nation”), Da’Vine Joy Randolph (“Meu Nome é Dolemite”), Ramsey (“Clementine”), o produtor musical Mike Dean, a falecida Anne Heche (“Chicago P.D”), o cantor Troye Sivan (“Boy Erased”) e Jennie Ruby Jane, que os fãs conhecem como Jennie Kim do fenômeno musical sul-coreano BLACKPINK.

 

| MANIFEST 4 – PARTE 2 | NETFLIX

 

Sucesso de público, “Manifest” chega ao fim com a disponibilização da segunda leva de episódios da 4ª temporada, que, além de resolver todos os mistérios, apresentam uma corrida para impedir o fim do mundo. A série exotérica acompanha os passageiros de um avião, que após ficar cinco anos desaparecido, aterrissa em seu destino como se nada tivesse acontecido. Os passageiros estão exatamente como eram, sem que o tempo tivesse avançado para eles, o que chama atenção do governo, da mídia e afeta as famílias que os consideravam mortos. Além do mistério do desaparecimento, os viajantes também precisam lidar com um efeito colateral inesperado, passando a ouvir “chamados” para fazer determinadas coisas.

A investigação desses chamados pelo matemático Ben Stone (Josh Dallas), sua irmã policial Michaela (Melissa Roxbugh) e a médica bióloga Saanvi Bahl (Parveen Kaur) conduzem a várias revelações sobrenaturais, entre elas uma data de morte em cinco anos para todos os viajantes e uma conexão bíblica do voo com a Arca de Noé, sugerindo uma grande catástrofe apocalíptica no futuro. Enquanto parte dos passageiros assume fanatismo religioso, a equipe de Ben busca uma solução para evitar que todos morram no aniversário de cinco anos da volta do voo, descobrindo ainda, nos últimos episódios, que nesta data o mundo inteiro pode acabar.

Originalmente cancelada em sua 3ª temporada no canal americano NBC, a série acabou salva pela Netflix após um grande clamor popular que queria que a trama tivesse conclusão. Para isso, a plataforma negociou condições especiais, que tiraram a produção de outros streamers, como a Globoplay no Brasil, para garantir exclusividade. Todo o elenco original está de volta para o desfecho, com destaque para Josh Dallas (o Príncipe Encantado de “Once Upon a Time”), Melissa Roxburgh (série “Valor”), Parveen Kaur (série “Beyond”), Luna Blaise (série “Fresh Off the Boat”), J.R. Ramirez (série “Jessica Jones”), Matt Long (“Helix”), Daryl Edwards (“Demolidor”), Holly Taylor (“The Americans”) e Ty Doran (“American Crime”).

 

| BEL-AIR 2 | STAR+

 

A versão dramática da série “Um Maluco no Pedaço” (The Fresh Prince of Bel-Air) traz o ator, rapper e jogador de basquete Jabari Banks no papel que pertenceu a Will Smith nos anos 1990. A trama reprisa a história conhecida da série clássica que lançou a carreira de Smith, mas sem risinhos de fundo. Na verdade, praticamente sem resquício nenhum de humor.

Após o novo Will se envolver em uma briga com membros de uma gangue na Filadélfia, ele é enviado para morar com seus parentes ricos no afluente subúrbio de Bel-Air, em Los Angeles. Assim como na sitcom dos anos 1990, o jovem mal chega e já se torna popular na nova escola e com seus parentes. Mas outra grande diferença em relação à atração original é que, desta vez, o primo Carlton é praticamente um vilão, capaz de tudo para prejudicar Will por ciúmes de seu carisma. Na 2ª temporada, Will enfrenta ainda mais situações de confronto, ao voltar a velhos hábitos.

O projeto é baseado numa produção de fã que viralizou em 2019. O jovem Morgan Cooper produziu e postou um “trailer” de quatro minutos, apresentando como seria o clássico sitcom se os personagens interpretassem um drama em vez de uma comédia. Na época, o trabalho acabou elogiado por Will Smith e, depois da repercussão, os dois tiveram uma reunião que tomou um rumo inesperado, com Smith se propondo a produzir uma série a partir daquela ideia.

 

| TRÊS DIAS QUE MUDARAM TUDO | NETFLIX

 

Baseado em eventos reais, a minissérie tenta explicar o que ocasionou o acidente nuclear de Fukushima. A trama desenvolvida por Jun Masumoto (criador de “Code Blue”) recria os três dias intensos que se seguiram ao terremoto de magnitude 9.0, que atingiu o Japão em 11 de março de 2011. Uma hora após o terremoto, um tsunami de 15 metros engoliu a usina nuclear de Fukushima, iniciando um pesadelo contínuo, pois a usina perdeu sua função de resfriamento e entrou em um estado perigoso e incontrolável. A trama apresenta o desastre a partir de três perspectivas: governo, corporações e as pessoas no local, que arriscaram suas vidas. Além de Masumoto, a equipe criativa inclui os diretores Masaki Nishiura (também de “Code Blue”) e Hideo Nakata (cineasta da versão original de “O Chamado”).

 

| VORTEX | NETFLIX

 

A produção francesa é uma trama policial com elementos de sci-fi. Em 2025, graças a uma nova tecnologia, os policiais podem mergulhar em cenas de crimes, reconstruídas em realidade virtual, para ajudá-los a resolver suas investigações. Mas uma falha numa reconstituição faz um detetive se reconectar com a esposa, morta há vários anos, o que transforma os eventos trágicos do passado numa obsessão. A série foi criada por Camille Couasse e Sarah Farkas (ambas de “Nina”), e destaca as atuações de Tomer Sisley (“Balthazar”), Camille Claris (“Meu Bebê”) e Zineb Triki (“Notre Dame – Catedral em Chamas”).

 

| GERMAN GENIUS | HBO MAX

 

A meta-comédia alemã parte de uma situação real. Dois anos atrás, o escritor e ator Ricky Gervais (criador de “The Office”) publicou um tuite elogiando o ator Kida Ramadan por sua interpretação na série “4 Blocks”. Na trama da ficção, Kida vê o elogio como uma oportunidade. Sem saber o que fazer após o fim de “4 Blocks”, ele viaja à Londres para convencer Gervais a deixá-lo produzir um remake alemão de “Extras”, uma série genial de 2007 em que o inglês contracenava com astros famosos – incluindo David Bowie – no papel de figurante de cinema. Cético, Gervais permite a loucura, mesmo duvidando que a indústria audiovisual alemã tenha tantas celebridades para preencher os episódios. A solução encontrada por Kida não lembra nada “Extras”, mas inclui Albert Einstein e Johann Wolfgang von Goethe, além de vários cineastas (Wim Wenders, Volker Schlöndorff) e atores alemães.

 

| NOIVA POR VINGANÇA | STAR+

 

A secretária sofredora de um chefe abusivo descobre que desenvolveu um tumor no cérebro e tem poucos meses de vida. Culpando o emprego, ela revolve matar o patrão – e até aparece em seu quarto com um martelo. Entretanto, o que começa como plano de assassinato – e uma vibe de comédia sombria – logo se transforma num improvável romance. A secretária é vivida por Krystal Jung (“Manual do Presidiário”), numa performance insana, enquanto Kim Jae-Wook (“Voice”) interpreta o patrão.

 

| COM AMOR 2 | AMAZON PRIME VIDEO

 

A nova sitcom latina criada por Gloria Calderón Kellett – responsável pelo revival de “One Day at a Time” (ou “Um Dia de Cada Vez”) na Netflix – , acompanha as aventuras amorosas dos irmãos Lily e Jorge Diaz, que precisam lidar com a vida de solteiros em meio às pressões de sua família intrusiva, enquanto buscam um propósito na vida – ou apenas um namorado (para ele também). Na 2ª temporada, Lily arranja dois pretendentes simultâneos, enquanto seu irmão enlouquece ao conhecer a família texana tradicional do namorado. Emeraude Toubia (“Caçadores de Sombras”) e Mark Indelicato (que era um menino em “Ugly Betty”) vivem os protagonistas, e o elenco ainda inclui Rome Flynn (“Criando Dion”), Desmond Chiam (“Falcão e o Soldado Invernal”), Vincent Rodriguez (“Crazy Ex-Girlfriend”), Benito Martinez (“Sons of Anarchy”), Constance Marie (“Switched at Birth”), Isis King (“The L Word: Generation Q”) e Todd Grinnell (“One Day at a Time”).

 

| DEADLOCH | AMAZON PRIME VIDEO

 

A comédia policial australiana se passa em uma cidadezinha litorânea com uma contagem crescente de corpos. Após o primeiro morto ser encontrado, uma detetive interestadual é chamada para liderar o caso, mas ela se mostra mais atrapalhada que a polícia local. A série destaca protagonistas femininas, interpretadas por Kate Box (“Wentworth”), Madeleine Sami (“Até que a Gente te Separe”), Alicia Gardiner (“Wakefield”) e Nina Oyama (“Utopia”), e foi criada pela dupla Kate McCartney e Kate McLennan, famosas na Austrália pelo sucesso das comédias “The Katering Show” e “Get Krack!n”.