Netflix muda métricas e “Wandinha” supera audiência de “Stranger Things”

A Netflix anunciou mudanças nas métricas responsáveis por definir os títulos mais assistidos do streaming. A partir de agora, a plataforma vai dividir as horas visualizadas pelo número de horas existentes em […]

Divulgação/Netflix

A Netflix anunciou mudanças nas métricas responsáveis por definir os títulos mais assistidos do streaming. A partir de agora, a plataforma vai dividir as horas visualizadas pelo número de horas existentes em cada atração, de modo a conseguir um número de “visualizações” que aproxime mais os resultados de filmes e séries (com vários capítulos, séries acabam tendo muito mais horas visualizadas).

Além disso, a Netflix decidiu estender a janela de medição para suas listas de filmes e séries mais vistos de todos os tempos. Em vez de encerrar a contagem em 28 dias (cerca de um mês de exibição), a plataforma vai contabilizar o público de 91 dias (três meses).

Estas mudanças confirmaram o que todos já sabiam, mas a Netflix não deixava afirmar: que o fenômeno “Wandinha” teve muito mais audiência que “Stranger Things 4” e é, de fato, a série em inglês mais vista da plataforma.

A ampliação da janela também acaba com uma injustiça criada com a contabilização de séries divididas em duas partes. Enquanto “Wandinha”, por exemplo, teve apenas 28 dias de exibição contados pela Netflix no ranking anterior, “Stranger Things 4” teve 56, divididos da seguinte forma: 28 dias para sua Parte 1 e mais 28 dias para sua Parte 2. O resultado gerava números distorcidos, que possibilitavam fingir que “Stranger Things 4” tinha sido mais vista.

 
Como funciona na prática

Graças às mudanças, agora se sabe que a série “Wandinha” teve 1,7 bilhão de horas visualizadas nos primeiros 91 dias. Dividindo o valor pelo tempo total da 1ª temporada – 8 episódios de 6 horas e 49 minutos – , o resultado aponta que a série conquistou 252 milhões de visualizações. O número ultrapassa com folga o desempenho da 4ª temporada de “Stranger Things”, que registrou 140 milhões visualizações.

O novo ranking também preserva a medição de horas totais. Com isso, é possível ver que “Stranger Things” ainda supera “Wandinha” em números brutos, com 1,8 bilhão de horas. Só que o 4º ano da série teve 9 episódios que totalizaram 13 horas e 4 minutos, mais que o dobro da temporada de estreia de “Wandinha”.

Apesar de estipular as “visualizações”, é importante ressaltar que a nova métrica não significa quantidade de assinantes que assistiram aos títulos. Afinal, a Netflix já declarou que tem uma base de 232,5 milhões de assinantes – e “Wandinha” foi visto por número maior, o que significa que mais pessoas de uma mesma conta viram a série separadamente.

Também não dá para saber quantas das 252 milhões de visualizações de “Wandinha” representam reprises de episódios. Isto é outro complicador para afirmar quantas pessoas, de fato, acompanharam a série – ou qualquer outro título. Mas o novo sistema métrico oferece dados mais nivelados e claros que o anterior.

 
Alerta Vermelho lidera os filmes

A alteração não afetou o status de “Round 6” como série mais vista da Netflix em todos os tempos. A atração sul-coreana aparece no ranking das séries não faladas em inglês com 265 milhões visualizações. Mas vale apontar que sua distância para “Wandinha” é bem menor que o antigo ranking apontava.

Entre as séries em inglês, “Dahmer: Um Canibal Americano” aparece no 3º lugar, com 115 milhões de visualizações. Em seguida, a 1ª temporada de “Bridgerton” e a minissérie “O Gambito da Rainha” completam o Top 5, com 113 milhões e 112 milhões de visualizações, respectivamente.

Já no ranking geral dos filmes, o mais assistido é a ação “Alerta Vermelho”, com 230 milhões de visualizações. Nas duas posições abaixo, estão “Não Olhe para Cima” e “O Projeto Adam”, marcando 171 milhões e 157 milhões de visualizações, respectivamente.

Confira os novos rankings completos: