A Netflix experimentou um aumento notável nas assinaturas diárias nos Estados Unidos após iniciar sua estratégia contra o compartilhamento de senhas em 23 de maio. Os dados foram divulgados pela empresa de pesquisa Antenna nesta sexta (9/6).
A iniciativa da Netflix de monitorar o compartilhamento de senhas de contas busca gerar novas receitas num mercado cada vez mais competitivo e num cenário econômico desafiador. E representa uma mudança drástica para uma plataforma que, anteriormente, incentivava a prática, chegando a postar no Twitter que “Amar é compartilhar uma senha”.
A gigante do streaming registrou seus quatro dias de maior aquisição de usuários nos EUA após a implementação da nova política, segundo informações da Antenna.
O recente crescimento de assinaturas também superou os níveis vistos durante o início das restrições da pandemia nos EUA, em março e abril de 2020, conforme relatado pela empresa de pesquisa.
As novas regras da Netflix
Conforme as novas diretrizes, os usuários da Netflix têm a opção de incluir um membro fora de suas casas mediante o pagamento de uma taxa extra de US$ 8 por mês. Ou cortar a cortesia aos amigos, sob a pena de sofrer sanções em sua conta.
Muitos protestaram e houve um movimento de cancelamento de assinaturas, mas o número de novas aquisições superou em muito os desistentes, com a plataforma contabilizando quase 100 mil novas assinaturas diárias em 26 e 27 de maio, conforme indicado pela Antenna – que utiliza informações fornecidas por coletores de dados terceirizados que acompanham recibos de compras online, crédito, débito e informações bancárias, sempre com as devidas permissões.
Esse desenvolvimento impulsionou as ações da empresa, que subiram aproximadamente 3% nesta sexta-feira.