O cantor escocês Lewis Capaldi anunciou que está dando uma pausa na agenda de shows devido à sua Síndrome de Tourette. A declaração foi feita na terça-feira (27/6) pelo cantor de 26 anos nas redes sociais. Nos últimos meses, o artista tem enfrentado dificuldade para concluir as apresentações pela condição de saúde.
“Embora isso provavelmente não seja uma surpresa, não torna mais fácil escrever, mas sinto muito em informar que farei uma pausa nas turnês no futuro próximo”, escreveu no Instagram. “Costumava aproveitar cada segundo desses shows e esperava que três semanas de descanso resolvessem tudo”.
No último sábado (24/6), o cantor perdeu a voz durante o festival de Glastonbury, no Reino Unido, e recebeu a ajuda dos fãs para terminar de performar a canção “Someone You Loved”. Há alguns meses, situações parecidas tem acontecido com frequência durante os shows de Capaldi, com vídeos viralizando na internet relatando o ocorrido.
“No entanto, a verdade é que ainda estou aprendendo a lidar com o impacto do meu Tourette, e no sábado ficou evidente que preciso dedicar muito mais tempo para cuidar da minha saúde física e mental, a fim de continuar fazendo tudo o que amo por um longo tempo”, continuou.
Anteriormente, o ator já havia se aberto com os fãs sobre sua luta contra a ansiedade. Na publicação, ele ainda pontuou que essa foi a “decisão mais difícil” de sua vida. “Preciso estar bem para me apresentar no nível que todos vocês merecem”, finalizou.
Diagnóstico da Síndrome de Tourette
O cantor revelou seu diagnóstico em setembro de 2022. Durante uma entrevista ao tabloide inglês The Sun, ele definiu a condição neurológica como “dolorosa” e “desconfortável”. A síndrome pode causar uma série de tiques físicos, incluindo espasmos, piscar e pular, ou até mesmo sons com a boca.
A causa exata da condição é desconhecida, mas acredita-se que seja influenciada por fatores genéticos e ambientais. Não há cura, mas existem opções de tratamento, incluindo terapia comportamental e medicamentos.