É 10: “Black Mirror”, “Star Trek”, “Bruxas Mayfair” e as melhores séries da semana

A programação caprichada da semana em streaming destaca superproduções de sci-fi e terror: as novas temporadas de “Black Mirror” e “Star Trek: Strange New Worlds”, cheias de efeitos visuais, além da estreia […]

Divulgação/Lionsgate+

A programação caprichada da semana em streaming destaca superproduções de sci-fi e terror: as novas temporadas de “Black Mirror” e “Star Trek: Strange New Worlds”, cheias de efeitos visuais, além da estreia de “As Bruxas Mayfair”, para fãs do estilo gótico sexy. A lista de estreias também traz comédias divertidas, como a série derivada do filme “Ou Tudo ou Nada”, sucesso de 1997, e aventuras épicas, representadas nos novos episódios de “Outlander” e “Romulus”, sem esquecer um punhado de atrações à espera da descoberta. Confira as 10 novidades que escolhemos favoritar.

 

| BLACK MIRROR 6 | NETFLIX

 

Após um hiato de quatro anos, a série antológica de sci-fi está de volta. E desta vez nem a Netflix escapa de sua abordagem ácida – no melhor episódio, uma mulher comum descobre que uma plataforma de streaming lançou um drama baseado em sua vida, estrelado pela famosa atriz Salma Hayek Pinault (“Casa Gucci”).

Criada e co-dirigida por Charlie Brooker, “Black Mirror” estreou em dezembro de 2011 no Channel 4 do Reino Unido e foi adquirida pela Netflix a partir da 3ª temporada em 2016. Ao virar exclusiva do streaming, a série venceu oito Emmys, incluindo o prêmio de Melhor Filme para TV pelos episódios “San Junipero” (2017), “USS Callister” (2018) e “Bandersnatch” (2019).

Em seu sexto ano, a série se reinventa ao trocar o futuro pelo passado. Três dos cinco episódios são ambientados em décadas anteriores, enquanto um quarto se desenrola no presente, mas se concentra principalmente em eventos antigos. Tem ansiedade diante da ascensão da IA (inteligência artificial), mas também personagens obcecados por fitas VHS. E, para completar, o último capítulo nem é sci-fi, mas um terror sobrenatural com direito até à aparição de um demônio.

Repleto de famosos, o elenco da 6ª temporada conta com Annie Murphy (“Schitt’s Creek”), Aaron Paul (“El Camino: Um Filme de Breaking Bad”), Anjana Vasan (“Homem Aranha: Longe de Casa”), Auden Thornton (“Beauty Mark”), Ben Barnes (“O Sétimo Filho”), Clara Rugaard (“Love Gets a Room”), Daniel Portman (“The Control Room”), Danny Ramirez (“Top Gun: Maverick”), Himesh Patel (“Não Olhe para Cima”), John Hannah (“A Múmia: Tumba do Imperador Dragão”), Josh Hartnett (“Xeque-mate”), Kate Mara (“Quarteto Fantástico”), Michael Cera (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”), Monica Dolan (“Decisão de Risco”), Myha’la Herrold (“Modern Love”), Paapa Essiedu (“Men”), Rob Delaney (“The Man Who Fell to Earth”), Rory Culkin (“Pânico 4”), Samuel Blenkin e Zazie Beetz (ambos de “Atlanta”), além de Salma Hayek Pinault.

 

| STAR TREK: STRANGE NEW WORLDS 2 | PARAMOUNT+

 

A série que serve de prólogo para a franquia “Star Trek” retorna com novas aventuras espaciais e muitas curiosidades, como o primeiro encontro entre as versões jovens do Capitão Kirk e Uhura, o relacionamento romântico entre Spock e a enfermeira Chapel, e o crossover mais inusitado da franquia, com a série animada “Star Trek: Lower Decks” – via versões live-action dos personagens da animação, interpretados por seus dubladores originais.

A atração acompanha as viagens especais do Capitão Pike (Anson Mount), ao lado de Spock (Ethan Peck) e da Número 1 (Rebecca Romijn) a bordo da nave Enterprise. E se originou como um spin-off, após o trio ter grande destaque na 2ª temporada de “Star Trek: Discovery”. Só que os personagens são muito mais antigos que qualquer série da franquia. Eles protagonizavam o piloto original de 1964, que foi reprovado e quase impediu o surgimento do fenômeno “Star Trek” – ou “Jornada nas Estrelas” no Brasil. Apenas Spock foi mantido quando a série foi reformulada, com Pike substituído pelo Capitão Kirk num novo piloto, finalmente aprovado em 1966.

Apesar do descarte, os espectadores puderam ver uma prévia da tripulação original num episódio de flashback de duas partes que marcou época em 1966, com cenas recicladas do piloto rejeitado. Até que, em 2019, os produtores de “Star Trek: Discovery” resolveram resgatar aqueles personagens, levando os trekkers à loucura. Em pouco tempo, uma campanha tomou as redes sociais pedindo uma nova série focado nas aventuras perdidas da espaçonave Enterprise, apresentando o Capitão Pike (e não Kirk) na ponte de comando.

Um detalhe curioso é que a série também introduz versões mais jovens de Uhura (personagem clássica de Nichelle Nichols na “Jornada nas Estrelas” de 1966), da enfermeira Christine Chapel (originalmente vivida por Majel Barrett Roddenberry, esposa do criador de “Star Trek”, em 1966) e do próprio Capitão Kirk (eternizado por William Shatner nos anos 1960), interpretados respectivamente por Celia Rose Gooding (da montagem da Broadway “Jagged Little Pill”), Jess Bush (“Playing for Keeps”) e Paul Wesley (“The Vampire Diaries”). Ainda há Babs Olusanmokun (“Black Mirror”) no papel do Dr. M’Benga, oficial médico que apareceu em dois episódios de “Jornada nas Estrelas”, e uma novidade curiosa: Christina Chong (“Tom & Jerry – O Filme”) como uma descendente do famoso vilão Khan entre as personagens inéditas da produção.

A série foi desenvolvida por Akiva Goldsman (criador de “Titãs”), Alex Kurtzman (roteirista do reboot de “Star Trek”, de 2009) e Jenny Lumet (criadora de “Clarice”).

 

| AS BRUXAS MAYFAIR | LIONSGATE+

 

Baseada numa saga literária de Anne Rice, a série traz Alexandra Daddario (de “The White Lotus”) como uma médica que descobre ser a herdeira de uma família de bruxas. Enquanto reluta em assumir seu papel e tenta compreender seus poderes perigosos, ela é assombrada por uma presença sinistra que ronda sua família por gerações – e que faz tudo para seduzi-la, num clima que vai do sexy ao tóxico. O elenco ainda conta com Jack Huston (“Ben-Hur”), Harry Hamlin (“Veronica Mars”), Tongayi Chirisa (“iZombie”) e Beth Grant (“Dollface”).

A atração faz parte de um universo compartilhado de séries de Rice, falecida em dezembro do ano passado, que também inclui a adaptação de “Entrevista com o Vampiro” (Interview with the Vampire), inédita no Brasil. Vale observar que esse universo é realmente compartilhado. Rice escreveu três livros que misturam os personagens das duas sagas literárias.

Na disputa entre bruxas e vampiros, “As Bruxas Mayfair” teve um desempenho superior na TV americana, superando “Entrevista com o Vampiro” tanto em audiência televisiva quanto em streaming. O sucesso foi tanto que, além da renovação para a 2ª temporada, a série criada por Esta Spalding e Michelle Ashford (dupla de “Masters of Sex”) vai ganhar um spin-off focado na Ordem da Talamasca. A organização, vista com destaque em “As Bruxas Mayfair”, é uma sociedade secreta criada para pesquisar, vigiar e manter o controle de criaturas sobrenaturais, como bruxas, espíritos, lobisomens e vampiros, com o objetivo de manter os mortais a salvo de suas ameaças.

 

| OU TUDO OU NADA DE NOVO | STAR+

 

Os episódios dão sequência ao filme “Ou Tudo ou Nada” (The Full Monty”), grande sucesso de 1997, que venceu um Oscar. Ainda morando em Sheffield, os ex-operários de aço que se tornaram strippers masculinos nos anos 1990 seguiram em frente com suas vidas, mas sem conseguir colocá-las em ordem. A série mostra o que aconteceu com eles depois que colocaram suas roupas de volta, como o protagonista Gaz, interpretado por Robert Carlyle (“T2: Trainspotting”). Ele enfrenta altos e baixos ao criar sua filha adolescente Destiny (Talitha Wing, de “Alex Rider”). Mas ainda tem grandes planos, reunindo os velhos amigos em torno de uma nova façanha para conseguir dinheiro.

Além de Carlyle, reprisam seus papéis na série Mark Addy (“Game of Thrones”), Lesley Sharp (“Before We Die”), Hugo Speer (“Sombra e Ossos”), Paul Barer (“Fórmula 51”), Steve Huison (“Coronation Street”), Wim Snape (“The Beaker Girls”), Tom Wilkinson (“O Grande Hotel Budapeste”) e Wim Snape (“The Beeker Girls”). O roteirista original do filme, Simon Beaufoy, também está de volta, escrevendo os capítulos com a co-roteirista Alice Nutter (“Trust”).

 

| OUTLANDER 7 | STAR+

 

Dividida em duas partes, a penúltima temporada do romance com viagem no tempo apresenta os protagonistas Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitríona Balfe) enfrentando a guerra revolucionária dos EUA, que ameaça o romance dos dois e a vida de suas famílias. Os episódios são baseados no 7º livro de Diana Gabaldon, “Ecos do Futuro”, e começam exatamente onde a temporada anterior parou, com Claire sendo acusada do assassinato da aprendiz de medicina Malva e com risco ser enforcada. Enquanto isso, Jamie, tenta salvá-la com a ajuda de Ian, após ser resgatado da deportação por seu sobrinho.

A série criada por Ronald D. Moore (“Battlestar Galactica”) tem a maior audiência do canal pago americano Starz e conta a história de Claire, um enfermeira dos anos 1940 que, sem querer, viaja ao passado e se apaixona por um rebelde escocês, em luta contra o domínio britânico no século 18. Ao longo das temporadas, o casal muda-se do Reino Unido para as colônias que, no futuro, serão os EUA. E sabendo o que acontecerá, Claire não vacila em se posicionar em meio aos conflitos pela independência americana do Reino Unido.

A 7ª temporada de “Outlander” tem um total de 16 episódios, mas apenas metade foi disponibilizado pela Star+, com o restante ainda sem previsão de estreia.

| ROMULUS 2 | HBO MAX

 

A série épica italiana conta a história da fundação de Roma no século 8 a.C., mostrando as lutas entre as tribos primitivas que originaram o império mais poderoso da Antiguidade. Criada por Matteo Rovere, a produção, que chega à 2ª temporada, é um desdobramento do elogiado filme “Il Primo Re” (2019), que aborda a mesma história e foi escrito pelo mesmo roteirista. A inspiração são as lendas em torno do guerreiro Rômulo e seu irmão gêmeo Remo no século VIII, com cenas de batalhas sangrentas que devem agradar em cheio aos fãs saudosos de “Vikings”.

 

| LANDSCAPERS | STAR+

 

A minissérie britânica de “true crime” destaca a interpretação de Olivia Colman, vencedora do Oscar por “A Favorita” e do Emmy por “The Crown”, numa trama absurda demais para ser verdadeira. Mas é. A personagem de Colman e seu marido, interpretado por David Thewlis (da franquia “Harry Potter”), vivem uma história de amor interrompida pela polícia britânica, que descobre dois corpos enterrados no jardim da sua casa. Com performances brilhantes, os dois se tornam suspeitos, mas enchem a polícia de dúvidas sobre sua capacidade de cometer os assassinatos. Criada pelo estreante Ed Sinclair, a produção venceu a premiação de TV do Festival de Veneza como Melhor Série do ano passado.

 

| O FILHO CANHOTO | HBO MAX

 

A produção espanhola acompanha o drama de uma mãe (María León, de “A Casa das Flores”) que precisa lidar com um filho skinhead (Hugo Welzel, de “A Menina Invisível”). Premiada no Festival de Séries de Cannes, a atração tem roteiro e direção de Rafael Cobos, roteirista dos filmes premiados “Pecados Antigos, Longas Sombras” (2014) e “Prisão 77” (2022)

 

| RAP NA RINHA 2 | HBO MAX

 

A série juvenil argentina tem uma premissa paradoxal, já que fala do universo do rap e não inclui nem sequer um ator negro. Assim como a brasileira “Sintonia”, acompanha três jovens sonhadores e é estrelada por um cantor profissional, mas as semelhanças acabam aí. Criada por Lucas Jinkis e Hernán Guerschuny, a narrativa segue León (interpretado pelo rapper Ecko), um jovem do interior que se muda para Buenos Aires e se reconecta com seus dois amigos de infância, Andy (Tomás Wicz, de “Yo, Adolescente”) e Rafaela (Ángela Torres, de “Gilda: Não me Arrependo desse Amor”). Eles o introduzem no universo competitivo das batalhas de freestyle e, a partir daí, León começa a treinar com Rafaela para se tornar o melhor e vencer cada competição até chegar às disputas de elite.

Na 2ª temporada, o trio dá grandes passos para se tornar freestylers profissionais e lançar sua própria produtora, mas se veem diante de uma separação quando León recebe uma oferta irrecusável. Repetindo a estratégia do primeiro ano, os episódios também incluem participações de autênticos rappers argentinos.

 

| THE RIGHTEOUS GEMSTONES 3 | HBO MAX

 

A série criada e estrelada por Danny McBride (“Vice Principals”) conta a história da família Gemstone, com três gerações de televangelistas e uma longa tradição de desvios, ganância e machismo. Na nova temporada, que estreia no domingo (18/6), eles precisaram lutar pela sucessão do patriarca vivido por John Goodman (“Kong: A Ilha da Caveira”), enquanto o negócio da família cresce cada vez mais, graças ao clima criado pela pandemia de covid-19.

O elenco também destaca Adam Devine (“Perda Total”), Edi Patterson (“Vice Principals”), Cassidy Freeman (“Longmire”), Tony Calvero (“School of Rock”), Tim Baltz (“Shrink”), Gregory Alan Williams (“Tempestade: Planeta em Fúria”) e Walton Goggins (“Homem-Formiga e a Vespa”).