Diretor de “Missão Impossível 7” explica divisão do filme em duas partes

O aguardado “Missão Impossível – Acerto de Contas” chamou a atenção por ser o único da famosa franquia de ação dividido em duas partes. Nos últimos anos, essa prática tem sido usada […]

Divulgação/Paramount

O aguardado “Missão Impossível – Acerto de Contas” chamou a atenção por ser o único da famosa franquia de ação dividido em duas partes. Nos últimos anos, essa prática tem sido usada por grandes produções como “Harry Potter” e “Crepúsculo” para estender franquias. Apesar de existir uma tendência, o diretor e roteirista Christopher McQuarrie justificou que a divisão de seus novos filmes de “Missão Impossível” tem um motivo específico.

Em entrevista aos sites Collider e IGN, o cineasta explicou que a história estava extensa demais para encaixar em um único filme. “Em determinado momento eu disse: ‘Por que estamos lutando contra isso? Por que vamos tentar enfiar tudo isso em duas horas? Vamos simplesmente dividi-lo ao meio e fazer dois filmes'”, revelou.

“Essa realmente foi a justificativa por trás de ser um filme em duas partes. Não era apenas que a história era maior, mas queríamos mais emoção no filme”, continuou. O longa ainda conta com um elenco muito maior do que os anteriores da franquia. Segundo o diretor, o excesso de personagens influenciou na decisão.

“Eu sabia que queria expandir o elenco, e sabia que queria dar a cada um desses personagens mais o que fazer, então eu sabia que o filme seria maior e mais longo do que ‘Fallout'”, pontuou, reforçando a importância de cada personagem para a história como um todo.

“Missão: Impossível – Acerto de Contas” apresenta Ethan Hunt, personagem de Cruise, unindo forças com os agentes da IMF (sigla em inglês para Força Missão Impossível) para rastrear uma arma terrível que ameaça a humanidade. Cruise está mais uma vez acompanhado por colegas de franquia como Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Henry Czerny, Vanessa Kirby e Frederick Schmidt.

Entre os novatos estão Hayley Atwell (“Agent Carter”), Shea Whigham (também de “Agent Carter”), Pom Klementieff (“Guardiões da Galáxia”), Esai Morales (“Titãs”), Cary Elwes (“Jogos Mortais”), Indira Varma (“Game of Thrones”), Rob Delaney (“Catastrophe”), Charles Parnell (“The Last Ship”) e Mark Gatiss (“Sherlock”).

 
Desafios enfrentados pela pandemia

Com a pandemia da Covid-19, diversas produções foram impactadas e resultaram em atrasos significativos – os novos filmes de “Missão Impossível” não foram exceções. Inicialmente, as duas partes seriam gravadas em sequência, porém o plano mudou. Segundo o diretor, foi necessário interromper a produção do primeiro filme para se concentrar no segundo.

“Houve o desafio de parar no meio sem nem saber como seria o filme completo e tentando prever o que seria no segundo filme”, revelou. Ele explicou que diversos fatores exigiram que cenas da segunda parte fossem gravadas antes de finalizarem o primeiro filme, como condições climáticas e a disponibilidade de atores.

 
Produção interrompida novamente

A produção de “Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 2” começou em março de 2022 e estava em andamento até o início desse mês, mas foi interrompida pela greve dos roteiristas. De acordo com o site SlashFilm, o filme está aproximadamente 40% concluído – com o final da trama ainda sendo um mistério.

Durante as entrevistas, o diretor confessou que não definiu completamente o final da franquia. Ele justificou que a decisão sobre a história está sendo discutida entre ele e Tom Cruise. “Sempre temos uma direção, sempre temos um lugar para onde estamos indo”, garantiu.

“Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1” chega aos cinemas brasileiros em 13 de julho deste ano.