Assassinato de Jean Charles de Menezes vai virar série na Disney+

A Disney+ anunciou uma nova série sobre o assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto a tiros no Reino Unido durante uma operação policial em busca de um grupo terrorista. Intitulada […]

Divulgação/Imagem Filmes

A Disney+ anunciou uma nova série sobre o assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto a tiros no Reino Unido durante uma operação policial em busca de um grupo terrorista. Intitulada “Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes” (“Suspeito: O Tiroteio de Jean Charles de Menezes”, em tradução livre), a série foi desenvolvida por Jeff Pope, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “Philomena” (2013).

A trama é situada logo após atentados de Londres, resumidos em uma série de explosões que atingiram os metrôs da capital britânica em 2005. A história vai se concentrar na perseguição a um grupo de supostos terroristas e no trágico assassinato do brasileiro inocente, confundido com um suspeito.

O assassinato de Jean Charles de Menezes é considerado um dos maiores erros judiciais do sistema britânico. Em 2007, a polícia foi considerada culpada pela morte, o que resultou na renúncia do comissário Ian Blair. É importante ressaltar que os pais e familiares da vítima vão atuar como consultores da série para garantir um retrato mais realista.

“Esta é uma série dramática extremamente importante para nós, refletindo nossa ambição de contar histórias autênticas e relevantes para o nosso público”, declarou Liam Keelan, vice-presidente Sênior de Conteúdo Original para Europa e África da Disney.

A direção da minissérie está a cargo de Paul Andrew Williams (“Bull: Hora da Vingança”), enquanto a produção será realizada pelo vencedor do BAFTA Kwadjo Dajan (“Appropriate Adult”).

 
Longa com Selton Mello já retratou a história

A produção da Disney+ não será a primeira versão da história trágica nas telas. Em 2009, o assassinato foi retratado pelo diretor brasileiro Henrique Goldman no longa-metragem “Jean Charles”. Na trama, o protagonista foi vivido por Selton Mello (“Sessão de Terapia”). A história acompanhava o brasileiro tentando se adaptar em Londres ao lado de sua prima, vivida pela atriz Vanessa Giácomo (“Travessia”).

Na época, o longa não foi muito bem recebido pelo público. Os comentários apontaram atuações fracas e baixa qualidade técnica da produção, além de falta de coerência com os acontecimentos reais. No site agregador de opiniões Rotten Tomatoes, o filme marcou apenas 40% de aprovação com base em 236 votos do público.

Atualmente, o longa está disponível no catálogo da Globoplay. Já a nova série da Disney+ ainda não tem previsão de estreia.