Animação da Pixar e comédia com Jennifer Lawrence são destaques nos cinemas

A animação “Elementos” começa a ser exibida em 1,2 mil telas nesta quinta (22/6), dando sequência aos lançamentos amplos de Hollywood, que toda semana trazem um novo candidato a blockbuster ao circuito. […]

Divulgação/Disney

A animação “Elementos” começa a ser exibida em 1,2 mil telas nesta quinta (22/6), dando sequência aos lançamentos amplos de Hollywood, que toda semana trazem um novo candidato a blockbuster ao circuito. A estreia original da produção da Disney Pixar não encontrou muito sucesso nos EUA, onde chegou na semana passada, junto com “The Flash”. Mas a Disney optou por distanciar sua estreia brasileira do filme de super-herói, atrasando a distribuição nacional em uma semana.

Com isso, “Elementos” virou a principal opção para o público de todas as idades, já que a segunda novidade de maior alcance, “Que Horas Eu te Pego?”, ao estilo das comédias sexuais dos anos 1980, foi classificada como imprópria para menores de 16 anos. Confira abaixo mais detalhes de todos os títulos que chegam aos cinemas.

 

| ELEMENTOS |

 

A nova animação da Pixar se passa numa cidade onde os elementos do fogo, água, terra e ar vivem juntos em harmonia. Apesar disso, a família de Ember sempre ensinou à jovem que os elementos não se misturam. Mas um encontro fortuito faz com que a garota quente embarque numa jornada de descobertas com um jovem aguado, buscando entender até que ponto água e fogo podem se aproximar. O cineasta Peter Sohn (“O Bom Dinossauro”) diz ter buscado inspiração na sua infância como filho de imigrante coreano em Nova York, quando conviveu com muitas pessoas de culturas diferentes. Mas a analogia se perde numa história confusa, abaixo do padrão que costuma acompanhar a grife Pixar, embora o visual e a técnica de animação mantenha-se de primeiro nível.

 

| QUE HORAS EU TE PEGO? |

 

A comédia sexual traz Jennifer Lawrence (“Não Olhe para Cima”) tentando seduzir um adolescente da geração Z. Ela interpreta uma motorista de Uber sem carro que, em crise financeira, responde a um anúncio preocupado de pais na internet, que buscam alguém capaz de “namorar” seu filho esquisito de 19 anos antes que ele vá para a faculdade. Achando que seria dinheiro fácil, ela acaba tendo mais trabalho que poderia imaginar. Claramente inspirado por clássicos de VHS da década da 1980, o filme tem roteiro e direção de Gene Stupnitsky, conhecido por fazer comédias politicamente incorretas como “Professora sem Classe” (2011) e “Bons Meninos” (2019). Fãs de comédias juvenis dos anos 1980 também vão reconhecer o pai do adolescente: ninguém menos que Ferris Bueller, ou melhor, o ator Matthew Broderick.

 

| SEDE ASSASSINA |

 

A estreia em Hollywood do cineasta argentino Damian Szifrón (“Relatos Selvagens”) é um thriller policial sobre a caça a um sniper assassino. Profissional que mata seus alvos à distância sem deixar pistas, o serial killer escapa de todas as tentativas de captura, até que uma policial inexperiente é recrutada para o caso num palpite do chefe da investigação, e demonstra que seu perfil desajustado pode ser a chave para entender a mente desse assassino. O elenco destaca Shailene Woodley (“Divergente”), Ben Mendelsohn (“Capitã Marvel”) e Jovan Adepo (“Babilônia”).

 

| AO SEU LADO |

 

Dois jogadores de rugbi acabam se envolvendo sexualmente e tentam esconder o caso, não apenas de seus próprios parceiros, mas também de seus companheiros de equipe. O drama esportivo do britânico Matt Carter venceu o prêmio de Melhor Filme de Estreia no festival LGBTQIAPN+ FilmOut, de San Diego, nos EUA.

 

| DERRAPADA |

 

O novo filme de Pedro Amorim (“Dissonantes”) é um drama sobre gravidez adolescente, que transporta a trama de “Slam”, livro do inglês Nick Hornby (“Alta Fidelidade”), para cenários e realidade brasileiros. O protagonista é um skatista, filho de mãe solteira, que se envolve com uma poeta de slam e acaba engravidando a jovem – apesar de saber tudo o que a mãe passou na juventude, por engravidar aos 16 anos e precisar criar o filho de um pai irresponsável e ausente. No livro, o skatista acaba tendo uma luz ao conhecer a história de seu ídolo, Tony Hawk. Na versão brasileira, o ídolo é Bob Burnquist. O resto do elenco destaca Matheus Costa (“Desapega!”), Heslaine Vieira (“As Five”) e Nanda Costa (“Monster Hunter”).

 

| TINNITUS |

 

O drama esportivo de Gregorio Graziosi (“A Obra”) tem uma inesperada guinada para o terror. A trama gira em torno de Marina (Joana de Verona), uma atleta de Saltos Ornamentais que sofre de um terrível zumbido nos ouvidos. Após sofrer um acidente, ela troca a perigosa e desafiadora plataforma de saltos por uma pacata vida no aquário, onde trabalha fantasiada de sereia. No entanto, busca voltar ao esporte que ama, o que faz aumentar os desafios, o zumbido e o perigo. O roteiro é de um especialista em terrores não convencionais, o cineasta Marco Dutra (“As Boas Maneiras”).

 

| SEUS OSSOS E SEUS OLHOS |

 

Filme antigo, o segundo longa de Caetano Gotardo (“Todos os Mortos”) foi exibido na Mostra de Tiradentes de 2019. A abordagem é de cinema autoral, mas o clima teatralizado explica a relutância do circuito comercial em programá-lo. O próprio diretor vive o protagonista, um cineasta gay de classe média, passando por uma série de encontros com pessoas diversas, incluindo uma amiga, o namorado e um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros conhecidos e desconhecidos. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.