Angela Basset receberá Oscar honorário após duas indicações na premiação

Angela Basset (“Pantera Negra”) finalmente receberá seu Oscar após duas indicações na premiação. A atriz foi anunciada como uma das homenageadas pela Academia de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) com […]

Divulgação/Marvel

Angela Basset (“Pantera Negra”) finalmente receberá seu Oscar após duas indicações na premiação. A atriz foi anunciada como uma das homenageadas pela Academia de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) com o Oscar honorário, prêmio pelas realizações de sua carreira. Ao lado dela, o ator e diretor Mel Brooks (“O Jovem Frankenstein”) e a editora Carol Littleton (“E.T. – O Extraterrestre”) também receberão o troféu. Além disso, a Academia também premiará a produtora Michelle Satter, fundadora do Sundance Institute, com o troféu humanitário Jean Hersholt.

A cerimônia é um evento paralelo à premiação principal e está agendada para o dia 18 de novembro, sem transmissão ao vivo. Apesar disso, trechos de discursos dos homenageados devem ser disponibilizados nas redes da Academia. O evento também concede o Prêmio Humanitário Jean Hersholt para Michelle Satter, diretora do Instituto de Sundance.

“A junta de Governadores da Academia está emocionada em homenagear quatro pioneiros que transformaram a indústria cinematográfica e inspiraram gerações de cineastas e fãs de cinema”, declarou Janet Yang, presidente da Academia. “Ao longo de sua carreira de décadas, Angela Bassett continuou a entregar performances transcendentes que estabelecem novos padrões na atuação”.

“Mel Brooks ilumina nossos corações com seu humor, e seu legado teve um impacto duradouro em todos os aspectos do entretenimento”, completou. “A carreira de Carol Littleton na edição de filmes serve como um modelo para aqueles que a seguem. Michelle Satter, um pilar da comunidade de filmes independentes, desempenhou um papel vital nas carreiras de inúmeros cineastas ao redor do mundo”.

No ano passado, a cerimônia concedeu os Oscars honorários para a diretora Euzhan Palcy (“Sugar Cane Alley”), a compositora Diane Warren (“Armageddon”) e o diretor Peter Weir (“O Show de Truman”). O Prêmio Humanitário Jean Hersholt foi para o ator Michael J. Fox, conhecido como Marty McFly na franquia “De Volta para o Futuro”.

 
Indicação histórica no Oscar

Vale mencionar que Basset fez história na última edição da premiação como a primeira atriz da Marvel a ser indicada ao Oscar. Ela concorreu ao troféu de Melhor Atriz Coadjuvante por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, mas perdeu para Jamie Lee Curtis (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”). Por outro lado, ela foi vencedora da mesma categoria no Globo de Ouro.

Anteriormente, a atriz já havia sido indicada na categoria de Melhor Atriz pelo drama biográfico “Tina – A Verdadeira História de Tina Turner” (1993), que lhe rendeu seu primeiro Globo de Ouro. Ela também acumula vitórias no Critics’ Choice e tem um troféu do Sindicato dos Atores (SAG, na sigla em inglês) por “Pantera Negra” (2019).

 
Vencedora do Emmy

Ao longo de seus 40 anos de carreira, a atriz se envolveu em diversas produções renomadas, como o drama criminal “Os Donos da Rua” (1991). O longa foi dirigido por John Singleton, que se tornou o primeiro cineasta negro e a pessoa mais jovem indicada ao Oscar de melhor diretor. Ela fez sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel com o aclamado “Pantera Negra” (2019), que entrou para a história da Academia como o primeiro filme de super-herói indicado ao Oscar de Melhor Filme. Outras produções de destaque estreladas pela atriz incluem “Malcolm X” (1992), “A Nova Paixão de Stella” (1998), “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (2018) e “Soul” (2020).

Já na televisão, a atriz deixou seu legado com sete indicações ao prêmio Emmy, incluindo participações em “Os Jacksons: Um Sonho Americano” (1992), “A História de Rosa Parks” (2002) e “História de Horror Americana” (2011). Vale mencionar que ela está entre as apostas para a próxima edição do Emmy como atriz principal em drama pela série “9-1-1” e como narradora do documentário “Boa Noite, Oppy”.

 
Cerimônia celebra um vencedor do EGOT

Aos 96 anos, o diretor, produtor, escritor, compositor e ator Mel Brooks também terá sua carreira homenageada pela Academia durante a cerimônia. Conhecido pelos seus trabalhos na comédia, ele é uma das 18 pessoas a conquistarem o renomado EGOT, termo que reúne vitórias nas quatro principais premiações americanas: Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

Ele foi um dos criadores da sitcom “Agente 86”, lançada em 1965. A série ganhou popularidade por parodiar o conceito de agente secreto, que estava em ascensão na época com os filmes de “OO7”. Nas telonas, ele ganhou destaque por dirigir e escrever “Primavera para Hitler” (1967), que venceu o clássico “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968) na categoria do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Com a adaptação do longa para o teatro, a história se tornou um aclamado musical da Broadway, que conquistou o recorde de maior número de vitórias no prêmio Tony, vencendo 12 categorias – três das quais foram para Brooks. Ele também ganhou destaque na década de 1970 por “Banzé no Oeste” (1974) e “O Jovem Frankenstein” (1974), que juntos somaram cinco indicações ao Oscar, além de “Alta Ansiedade” (1977), uma paródia cultuada dos filmes de Alfred Hitchcock, e “S.O,S: Tem um Louco Solto no Espaço” (1987), sua sátira de “Star Wars”. Recentemente, seu clássico “A História do Mundo – Parte 1” (1981) virou uma série de comédia da plataforma Star+, “A História do Mundo – Parte 2”.

 
Demais homenageadas

Já a editora de filmes Carol Littleton acumula mais de 50 anos de carreira com apenas uma indicação ao Oscar de Melhor Edição, conquistada pelo seu trabalho em “E.T. – O Extraterrestre” (1982). Ela também se destaca pelos filmes “O Reencontro” (1983), “Um Lugar no Coração” (1984) e “Sob o Domínio do Mal” (2004).

Já Michelle Satter, homenageada com o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, atua como diretora sênior dos Programas de Artistas do Sundance Institute, que se concentra no impacto cultural do apoio a contadores de histórias independentes. Ao longo de 40 anos de carreira, ela incentivou centenas de cineastas pela organização sem fins lucrativos.