Angela Bassett vira primeira atriz indicada ao Oscar pela Marvel

Angela Bassett fez história nesta terça (24/1) ao se tornar a primeira atriz ou ator a conseguir uma indicação ao Oscar por seu papel em um filme da Marvel. Ela disputa a […]

Divulgação/Marvel

Angela Bassett fez história nesta terça (24/1) ao se tornar a primeira atriz ou ator a conseguir uma indicação ao Oscar por seu papel em um filme da Marvel. Ela disputa a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”.

Em entrevista ao site da revista The Hollywood Reporter, ela admitiu que não contava com essa conquista histórica.

“Eu certamente não pensei nisso no primeiro dia de filmagem – comecei a ouvir a possiblidade disso há apenas algumas semanas atrás”, disse Bassett sobre o potencial de estabelecer um novo padrão para os atores da Marvel. “Outros mencionaram essa realidade, mas certamente não fui eu. Sou grata pelo papel e pela oportunidade de trabalhar com artistas incríveis, equipe incrível e artesãos dos bastidores.”

“Nós passamos por tanta coisa – tanto quanto você pode passar na vida juntos, com a morte de nosso rei”, acrescentou, em referência a Chadwick Boseman, intérprete do Pantera Negra que morreu antes das filmagens. “Isso realmente serviu para nos unir ainda mais.”

A indicação de Bassett é apenas uma das cinco recebidas por “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, que também foi reconhecido nas categorias de Figurino, Maquiagem e Penteado, Música e Efeitos Visuais.

Ainda assim, o filme não repetiu a façanha de seu antecessor de 2018. “Pantera Negra” se tornou o primeiro lançamento do Marvel Studios a receber uma indicação de Melhor Filme, entre suas sete indicações. Além disso, levou para casa três Oscars: Trilha Sonora, Figurino e Design de Produção.

A grande rival da Marvel, a DC, teve maiores conquistas, graças ao personagem Coringa, que rendeu Oscars para Heath Ledger, por “Cavaleiro das Trevas” (2008), e Joaquin Phoenix, por “Coringa” (2019). Por sinal, o filme mais recente de Todd Phillips somou 11 indicações ao Oscar, mais do que qualquer outra adaptação de quadrinhos.