“Velozes e Furiosos 10” ocupa metade dos cinemas do Brasil

“Velozes e Furiosos 10” chega como um terremoto nesta quinta (18/5) no Brasil, ocupando mais de metade de todas as telas disponíveis no país – 3,2 mil, de acordo com o último […]

Divulgação/Universal Pictures

“Velozes e Furiosos 10” chega como um terremoto nesta quinta (18/5) no Brasil, ocupando mais de metade de todas as telas disponíveis no país – 3,2 mil, de acordo com o último relatório da Ancine. Seu lançamento em mais de 1,7 mil salas supera a ocupação do recém-lançado “Guardiões da Galáxia Vol. 3”. E não só limita a quantidade de títulos novos, espremidos no circuito alternativo, como também empurra para fora de cartaz alguns sucessos de bilheteria, despejados para dar mais espaço ao blockbuster. Dito isso, confira abaixo quais são as outras estreias da semana.

 

| VELOZES E FURIOSOS 10 |

 

Maior, mais cheia de famosos e cada vez mais cara, a franquia de ação festeja o exagero e apresenta seu melhor antagonista no 10º filme. Psicopata divertido, comparado até ao Coringa, o vilão vivido por Jason Momoa (o Aquaman) é filho do chefão do 5º longa e foi um dos criminosos (então anônimos) que enfrentaram o time de Dominic Toretto (Vin Diesel) na ponte Rio-Niterói. Em sua vingança, não faltam as inevitáveis cenas de corrida e destruição de veículos de todos os tipos, com os mais diferentes artefatos e de formas sempre criativas. Mas sua performance é o principal efeito visual do filme, que tem um roteiro fraquinho e chama mais atenção pela quantidade de astros em cena.

“Velozes e Furiosos 10” reúne uma constelação. Até John Cena e Jason Statham retomam seus papéis – com direito à parceria entre Statham e seu ex-falecido inimigo Sung Kang, insinuada na cena pós-créditos do filme anterior. O elenco destaca, claro, os protagonistas da trilogia inicial: Vin Diesel, Jordana Brewster, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris e Sung Kang. Além de aquisições mais recentes, como Nathalie Emmanuel, Scott Eastwood, Helen Mirren, a vilã favorita Charlize Theron e os citados Cena e Statham. A estes ainda se somam os “novatos” Momoa, Brie Larson (“Capitã Marvel”), Alan Ritchson (“Reacher”), Rita Moreno (das duas versões de “Amor, Sublime Amor”) e Daniela Melchior (“O Esquadrão Suicida”), sem esquecer da participação “secreta” da cena pós-créditos.

Quem dirige esses vingadores do cinema de ação é o francês Louis Leterrier (“Truque de Mestre”), que assumiu o comando do longa após o começo da produção – inicialmente prevista para ser dirigida por Justin Lin (“Velozes e Furiosos 9”). Impressionando os executivos da Universal, ele já se garantiu antecipadamente à frente do 11º longa – que pode ou não encerrar a saga da família Toretto em 2025/26.

 

| O MESTRE DA FUMAÇA |

 

Pastiche de kung fu made in Brasil, o filme se inspira no clássico “O Mestre Invencível” (1978) em que Jackie Chan precisava ficar bêbado para lutar artes marciais. Na trama nacional a bebida é substituída por maconha. Protagonizado por Daniel Rocha (“Irmãos Freitas”) e Tony Lee (“Made in China”), o longa narra a jornada de dois irmãos amaldiçoados pela máfia chinesa com a temida “Vingança das 3 Gerações”. A única maneira de sobreviver é aprender os segredos do Estilo da Fumaça, uma arte marcial ensinada por um mestre maconheiro. A comédia também inclui coreografias marciais ao estilo dos Trapalhões, mas de forma involuntária na parte “séria” da trama de ação, que marca a estreia de Andre Sigwalt (cinematógrafo de “Skull: The Mask”) e Augusto Soares na direção. Apresentado como filme “cult”, foi premiado pelo público na Mostra de São Paulo passada.

 

| AMOR(ES) VERDADEIRO(S) |

 

Romance com reviravoltas de telenovela, a adaptação do livro de Taylor Jenkins Reid acompanha Emma (Phillipa Soo, de “Iluminadas”), que perdeu seu marido (Luke Bracey, de “Casamento em Família”) – e amor de escola – em um acidente de helicóptero. Lentamente, ela segue em frente com sua vida, reconectando-se com um antigo melhor amigo (Simu Liu, de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”), com quem fica noiva. Mas depois de sobreviver em uma ilha por quatro anos, o marido retorna e cria um dilema para Emma. Dirigido por Andy Fickman, o filme tem uma cinematografia agradável e um montão de clichês. Um detalhe curioso é que a história foi popularizada pelo Booktok, uma subcomunidade do TikTok dedicada a recomendações literárias, que vem pautando Hollywood nos últimos tempos.

 

| A ALMA QUER VOAR |

 

O filme colombiano gira em torno de Camila, uma garota de 10 anos que descobre que as mulheres de sua família estão amaldiçoadas, enquanto lida com o relacionamento violento de seus pais. O filme aborda questões familiares, violência doméstica e a busca por amor e esperança em meio a um ambiente desafiador. Com uma narrativa sensível, o longa de estreia de Diana Montenegro amplifica vozes femininas, destacando a resiliência das personagens diante das adversidades cotidianas. Foi exibido no Festival de Veneza e venceu cinco prêmios internacionais.

 

| A RUPTURA |

 

O documentário dirigido por Marcos Saboya e inspirado no mito de Fausto comenta diferentes formas de corrupção. Depoimentos de expoentes brasileiros e internacionais, com destaque para membros da Transparência Internacional, são entremeados por um monólogo xsobre Fausto e sua aposta com Deus, interpretado por Mariana Lima (“Onde Está Meu Coração”).