A cantora Taylor Swift lançou seu novo clipe, “Karma”, na madrugada deste sábado (27/5), que ela própria dirigiu e que conta com a participação da rapper Ice Spice.
Com diversos efeitos especiais e referências a divindades da mitologia grega – embora o conceito de karma seja indiano – , o clipe inclui a deusa grega da justiça com sua balança, a deusa Gaia (mãe terra), o nascimento de Vênus, o deus do tempo Kronos (dentro da ampulheta), Hades, o Deus dos mortos, e Afrodite, deusa do amor e do sexo, representada pela rapper Ice Spice.
Como de praxe, a cantora também trouxe diversos easter eggs de outras fases de sua carreira e referências à forma como é retratada pela mídia. Em uma cena, Taylor aparece vestida de Dorothy, que se libertou do mundo em que estava presa. A personagem de “O Mágico de Oz” é uma possível menção às mudanças de Taylor Swift nos últimos anos, que deixou sua versão delicada e romântica de lado trazendo um lado mais ousado a partir da era “Reputation”, de 2017. Na época, ela lançou o clipe de “Look What You Made Me Do”, repleto de indiretas à imprensa e outros artistas.
Os easter eggs incluem também o número “1989” (nome do álbum de 2014 da cantora), escrito em números romanos na estátua da deusa da justiça e o fato de que, em 1989, “O Mágico de Oz” completou 50 anos. Além disso, a atriz Judy Garland tinha 16 anos quando interpretou Dorothy, mesma idade de Swift quando lançou o álbum “Taylor Swift”.
Assim como em outros clipes (como “Me!” e “Look What you Made me Do”), “Karma” também traz a figura de um gato, o animal favorito da cantora, que já foi chamada de “tia dos gatos” pela imprensa e por seus haters em diversas ocasiões. Por fim, em uma xícara de cappucino artesanal com o desenho de um relógio marcando meia-noite, a cantora aparentemente anunciou o fim da era de “Midnights”.
Ela acaba com o lançamento de “Midnights (Til Dawn Edition)”, uma versão revisada do álbum, que chegou na sexta-feira (26/5) com novas versões de “Karma” e das canções “Snow in the Beach”, em parceria com Lana del Rey, e “Hits Different”.
A partir de agora, Taylor Swift se prepara para o lançamento de mais uma regravação de um de seus discos antigos: “Speak Now (Taylor’s Version)”, que deve sair em 7 de julho.